page view

Papa mantém distância de padres "neuróticos"

Pontífice diz que melhorar a seleção e formação dos sacerdotes é uma prioridade para a Igreja.

20 de novembro de 2015 às 20:31

O papa Francisco afirmou esta sexta-feira que alguns padres católicos são tão "assustadores e neuróticos" que prefere manter distância face aos mesmos.

"Vou dizer-vos sinceramente, tenho medo de sacerdotes rígidos. Mantenho-me longe deles. Eles mordem!", afirmou o papa durante uma conferência sobre formação para o sacerdócio, levando a audiência ao riso.

Recorrendo ao humor, Francisco disse que algumas pessoas que são atraídas para uma carreira clerical são fundamentalmente instáveis, criando inevitavelmente problemas para a igreja se não forem afastadas.

Segundo o papa, os seminários servem para aferir o estado espiritual dos candidatos, devendo também avaliar a sua condição física e psicológica, pois, frequentemente, "há jovens que são psicologicamente instáveis sem o saberem e que olham para estruturas fortes como uma forma de apoio" e se, "para alguns, é a polícia ou o exército, para outros é o clero".

Melhorar a seleção e formação dos sacerdotes é uma prioridade para a Igreja, na esteira dos grandes escândalos de abuso sexual que mostraram como era fácil que candidatos francamente inapropriados fossem ordenados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8