page view

Parlamento Europeu pede código de conduta contra falsos observadores eleitorais

"Observadores falsos não são um incómodo marginal. Eles são uma ferramenta estratégica para encobrir fraudes", disse David McAllister.

05 de junho de 2025 às 12:41

O Parlamento Europeu (PE) recomenda que os parlamentos dos Estados-Membros da União Europeia (UE) se comprometam com um código de conduta vinculativo para a observação eleitoral, refere esta quinta-feira a instituição em comunicado.

"Observadores falsos não são um incómodo marginal. Eles são uma ferramenta estratégica para encobrir fraudes e desacreditar a monitorização eleitoral genuína. Uma tentativa deliberada de desviar a própria democracia", afirmou o presidente do Comité de Relações Exteriores e co-presidente do Grupo de Apoio à Democracia e de Coordenação Eleitoral (DEG), David McAllister.

Os participantes da Conferência sobre a Luta Contra a Falsa Observação Eleitoral apelaram ao Parlamento Europeu para partilhar as melhores práticas em matéria de observação eleitoral com os homólogos dos 27 Estados-Membros.

Estas estratégias incluem a "adoção de mecanismos para a exclusão de parlamentares de missões oficiais de observação eleitoral se violarem o código de conduta e prejudicarem a integridade da observação eleitoral genuína", lê-se no comunicado.

Os eurodeputados e especialistas eleitorais internacionais destacaram também a desinformação e as ameaças híbridas, alertando para a necessidade de recomendações políticas, mecanismos de resposta rápida contra ataques estrangeiros no espaço de informação nacional e europeu, bem como redes de cooperação regional reforçadas e respostas coordenadas a nível da UE.

A Conferência sobre o Combate à Observação Eleitoral Falsa, organizada pelo Grupo de Apoio à Democracia e de Coordenação Eleitoral (DEG) do Parlamento Europeu e pela Plataforma Europeia para Eleições Democráticas (EPDE), decorreu entre quarta-feira e quinta-feira, em Bruxelas, na Bélgica.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8