page view

Passageiros escapam ilesos de acidente com avião angolano que ardeu na aterragem

Aeronave dirigia-se para cidade mineira na República Democrática do Congo e transportava ministro congolês da mineração.

17 de novembro de 2025 às 20:57
A carregar o vídeo ...

Passageiros escapam ilesos de acidente com avião angolano que ardeu na aterragem

Direitos Reservados

Um avião que transportava elementos do governo da República Democrática do Congo incendiou-se após sair da pista na altura da aterragem. O caso aconteceu esta segunda-feira no Aeroporto de Kolwezi, no sul do país. A bordo estavam cerca de 20 ocupantes, entre eles o ministro da Mineração, Louis Watum Kabamba. Apesar do acidente, todos saíram ilesos.

O avião, um Embraer ERJ-145 da Airjet Angola, tinha descolado de Kinshasa rumo a Kolwezi, onde o ministro ia visitar uma mina onde no sábado houve um grave acidente, com a morte de 40 trabalhadores após um deslizamento de terras causado pela chuva.

Durante a aterragem, o piloto perdeu o controlo do avião, que pegou fogo ao sair da pista.

Tanto os ocupantes como os pilotos conseguiram sair do avião momentos antes das chamas e sem ferimentos.

"A aeronave vinha da capital, Kinshasa, quando saiu da pista durante a aterragem no aeroporto de Kolwezi, na província de Lualaba. Momentos depois, a aeronave pegou fogo", referiu Isaac Nyembo, assessor de comunicação do ministro, após o incidente.

A Embraer afirmou entretanto que está a “acompanhar de perto as notícias” e “à disposição das autoridades locais para apoiar a investigação”. “A Embraer está acompanhar de perto as notícias de uma saída de pista envolvendo um ERJ-145 no Aeroporto de Kolwezi, na República Democrática do Congo. A aeronave era operada pela companhia aérea angolana Airjet. A Embraer está à disposição das autoridades aeronáuticas locais para apoiar a investigação".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8