Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Paulo Maluf internado em estado grave em hospital de Brasília

Autarca está preso desde 22 de dezembro.
Domingos Grilo Serrinha e correspondente no Brasil 28 de Março de 2018 às 16:12
Paulo Maluf
Paulo Maluf
Paulo Maluf
Paulo Maluf
Paulo Maluf
Paulo Maluf

O veterano deputado Paulo Maluf, de 86 anos, um dos nomes mais sonantes da vida política do Brasil há décadas, foi internado na madrugada desta quarta-feira em estado grave num hospital particular de Brasília, a capital federal brasileira. Maluf, que já foi governador do estado de São Paulo e autarca da cidade de mesmo nome, está preso desde 22 de dezembro passado, cumprindo pena por corrupção e branqueamento de capitais.

Maluf saiu da Penitenciária da Papuda, na periferia de Brasília, onde cumpre pena, numa ambulância do SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, pouco depois da meia-noite, hora local, três horas da madrugada em Lisboa. Foi internado no Hospital Ortopédico e Medicina Especializada, HOME, na Asa Sul.

O hospital confirmou na manhã desta quarta-feira o internamento do político, mas não adiantou o seu estado. Já o advogado de Maluf, António Carlos de Almeida Castro, informou que o estado do seu cliente é muito delicado.

Segundo ele, Maluf, que tem graves problemas ortopédicos por causa da idade, diabetes e cancro na próstata, sofreu durante a noite uma "complicação séria", que não especificou, e corre risco de morrer. Já a Subsecretaria de Assuntos Penitenciários de Brasília informou que o político foi transferido para o hospital com um quadro de dores agudas, nomeadamente nas costas.

Condenado por alegados desvios em grandes obras públicas quando foi presidente da câmara da cidade de São Paulo, entre 1993 e 1996, Paulo Maluf sempre negou os crimes e, com uma interminável sucessão de recursos, conseguiu arrastar o processo até final do ano passado. Em Dezembro, porém, às vésperas do Natal, o juiz Edson Fachim, do Supremo Tribunal Federal, decretou a sua prisão para início imediato do cumprimento da pena, e desde aí tem recusado todos os pedidos para que o veterano político, um dos mais importantes nomes da vida pública brasileira dos últimos 50 anos, cumpra o resto da pena em regime domiciliário.

Paulo Maluf Brasil Brasília Penitenciária da Papuda São Paulo Lisboa SAMU
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)