page view

Pelo menos 40 mortos em três atentados à bomba no Iraque

Outras 83 pessoas ficaram feridas.

05 de outubro de 2015 às 19:24

Pelo menos 40 mortos e 83 feridos resultaram esta segunda-feira de três atentados à bomba ocorridos em locais distintos do Iraque.

O rebentamento de um automóvel armadilhado junto a uma estação de miniautocarros na cidade iraquiana de Al Jales, 20 quilómetros a norte de Baquba, capital da província oriental de Diyala, resultou em pelo menos 35 mortos e 40 feridos.

De acordo com uma fonte de segurança, além das mortes e ferimentos, a explosão do engenho, perto de um mercado popular, causou danos materiais severos nos estabelecimentos comerciais circundantes, bem como nos demais veículos estacionados no local.

Também em Al Zubair, na província meridional de Basora, um segundo carro-bomba explodiu, causando três mortos e 35 feridos, e no bairro de Al Huseiniya, na zona este de Bagdade, o rebentamento de uma terceira viatura armadilhada fez duas vítimas mortais e oito feridos.

No total, 717 iraquianos morreram em setembro devido a atos de violência no país, sendo, ainda assim, quase metade das 1.325 vítimas mortais contabilizadas em agosto, de acordo com os números da Missão da ONU no Iraque (UNAMI).

Além dos ataques terroristas em diferentes cidades, o Iraque também lida, desde junho de 2014, com uma sangrenta guerra contra os 'jihadistas' do Estado Islâmico, grupo que proclamou um califado nas zonas do Iraque e da Síria que estão sob o seu controlo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8