Manuel Barros lamenta a falta de festas e considera que o horário permitido para frequência das praias na capital "foi um erro", mas "o resto está bom".
1 / 3
A polícia apita para a entrada e saída das duas principais praias balneares da capital de Cabo Verde, devido às restrições para evitar a propagação da covid-19, mas banhistas já se sentem mais à-vontade e pedem alargamento do horário.
Manuel Barros, natural de Santa Catarina de Santiago e emigrante no Luxemburgo, é dos primeiros a chegar à praia de Quebra Canela, na cidade da Praia, uma rotina que repete há praticamente um mês, desde que está de férias em Cabo Verde.
Aos 60 anos, diz que frequenta a praia sobretudo de manhã, mas neste dia, que decidiu ir também à tarde, por estar mais calor, teve de esperar alguns minutos para poder descer até ao areal de uma das praias mais frequentadas da capital do país.
Em relação às restrições, Manuel Barros lamenta a falta de festas e considera que o horário permitido para frequência das praias na capital "foi um erro", mas "o resto está bom".
Todas as ilhas de Cabo Verde estão em situação de calamidade, com várias restrições, mas relativamente às praias de mar, apenas duas da capital de Cabo Verde, Quebra Canela e Prainha, têm horário restrito, das 06:00 às 10:00 e das 16:00 às 18:00 locais (mais duas horas em Lisboa).
"Penso que se fechassem apenas aos fins de semana era melhor", sugeriu o sexagenário, debaixo de um sol abrasador, considerando que os dois períodos diários favorecem ajuntamentos.
Manuel Barros tomou as duas doses de vacina antes de viajar para Cabo Verde e diz sentir-se "protegido em mais de 80%" e mais confiante para sair, embora em alerta para o aumento de casos da variante Delta na Europa, mas também devido as reticências dos cabo-verdianos em se vacinarem.
Quem também aproveitou as duas horas permitidas durante a tarde para se refrescar em Quebra Canela foi Luquinhas Araújo, natural de Achada de Santo António, que considera que a situação no país "está mais tranquila".
Frequentador assíduo das zonas marítimas balneares da cidade da Praia, o banhista, 39 anos, teve de esperar numa espécie de 'fila' até ao apito da polícia para entrar na água, pelo que também acha que o horário deveria ser alargado.
"É mais perigoso", defende. "Se abrirem durante todo o dia, ficamos todos mais à-vontade, porque posso vir de manhã, outro vem à tarde, evitando-se aglomerações", sugere o morador da Praia.
As restrições de horários estendem-se à zona balnear da Prainha, com uma praia mais pequena e a menos de 1.000 metros de distância de Quebra Canela, para onde foi José "Coi" Lopes, 36 anos, morador no bairro de Pensamento.
Este praiense costuma frequentar as praias no período da tarde e considera que o horário determinado pelo Instituto Marítimo e Portuário (IMP) de Cabo Verde é "normal" e suficiente para tomar um banho e divertir-se com os colegas e amigos.
"Estamos em pandemia e um banho de mar é bom, alivia-nos o stresse", referiu, recordando as reclamações em meses anteriores pelo fecho das praias, mas disse que agora as coisas estão mais tranquilas.
"A maioria das pessoas está a cumprir as regras e aqui temos segurança e temos de cumprir também", aconselha, minutos antes de voltar a soar o apito, agora para todos saírem da água.
Os policias presentes nas duas praias não quiseram gravar entrevistas, mas deram conta da ansiedade das pessoas em entrar para as praias, sobretudo no período da tarde, e as dificuldades na hora de mandar toda a gente sair da água, tanto de manhã, como à tarde.
As praias balneares da capital de Cabo Verde são vigiadas por nadadores-salvadores, e um deles é Alberto "Betinho" Monteiro, natural de Achada Santo António e que faz esse trabalho há 17 anos.
Destacado há uma semana em Quebra Canela, Betinho não tira os olhos do mar nem um minuto sequer, depois de meses em casa, em que ouvia muitos relatos de pessoas que se afogavam nas praias locais.
Agora, as três principais praias da capital estão a ser vigiadas com seis nadadores-salvadores, que, no entanto, lamenta, não têm uniformes e improvisam com uma prancha de windsurf. "Não temos condições a 100%, mas temos vontade, porque amamos este trabalho", garante.
Mesmo em tempo de pandemia, o nadador-salvador diz que as praias têm sido muito frequentadas, inclusive por muitas crianças, e sozinhas, pelo que aproveita para apelar aos pais para a importância do acompanhamento dos seus filhos. "Eles são os primeiros salva-vidas".
Betinho escusa-se a dar opinião sobre o horário de frequência das praias balneares da capital de Cabo Verde, mas diz que nunca tinha visto tanta gente a frequentar a de São Francisco, que não tem restrições de horário.
"E fico um pouco preocupado", alerta o jovem, dando conta que há outras praias, como Portinho, também muito frequentada, que precisa igualmente de nadadores-salvadores.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.