page view

Polícia de Espanha não recebeu questões da Bélgica sobre imã de Ripoll

Abdelbaki Es Satty viveu em Vilvoorde no início de 2016.

23 de agosto de 2017 às 13:55

A Polícia e a Guarda Civil espanholas não têm conhecimento de ter recebido alguma pergunta das autoridades belgas sobre o imã de Ripoll (Girona) Abdelbaki Es Satty, o instigador dos atentados da Catalunha.

Assim indicaram à Efe fontes da luta antiterrorista relativamente às informações do autarca do município belga de Vilvoorde, Hans Bonte, que assegurou ter comunicado às forças de segurança espanholas as suas suspeitas sobre o imã, embora sem mencionar a que corpo se referia.

Numa entrevista à Efe, o presidente da câmara de Vilvoorde garantiu que o imã, considerado o cabecilha da célula autora dos atentados de Barcelona e Cambrils (Terragona), despertou receios na própria comunidade muçulmana da zona, que decidiu expulsá-lo da mesquita.

Segundo o autarca, após as investigações que se realizaram sobre Es Satty, que viveu na localidade belga no início de 2016, concluiu-se que nem às autoridades daquele país, nem às espanholas contactadas constava então qualquer prova ou vínculo direto do imã de Ripoll a atos de terrorismo ou outras formas de criminalidade.

De qualquer forma, o autarca não mencionou em momento algum o corpo policial a que se dirigiram para indagar sobre o imã, que morreu na explosão da casa de Alcanar onde os terroristas preparavam um atentado de grandes dimensões e onde teriam mais de uma centena de botijas de butano.

O imã de Ripoll estava disposto a imolar-se, de acordo com o depoimento prestado terça-feira na Audiência Nacional por Fernando Andreu, o detido ferido na explosão.

Em seu nome apareceram bilhetes de avião com destino à Bélgica, encontrados nos escombros de Alcanar.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8