page view

Polícia mata manifestantes no Iraque

Dezenas de pessoas foram feridas.

21 de maio de 2016 às 14:33

As forças de segurança iraquianas mataram pelo menos duas pessoas quando dispersavam manifestantes que entraram na "zona verde" de alta segurança em Bagdad, na sexta-feira, informaram este sábado fontes policiais e médicas.

Citadas pela Agência France Presse, as fontes informaram também que 57 pessoas foram feridas.

Os incidentes ocorreram quando milhares de apoiantes do clérigo xiita Moqtada al-Sadr entraram à força na "zona verde", onde se localizam as sedes do governo, o parlamento e embaixadas de países ocidentais.

A polícia repeliu os manifestantes com gás lacrimogéneo, granadas de atordoamento e canhões de água e alguns deles responderam lançando pedras e outros objetos.

As forças de segurança também dispararam tiros, maioritariamente para o ar, mas as fontes confirmaram que os mortos foram vítimas de disparos de arma de fogo.

Depois de entrarem na "zona verde", parte dos manifestantes conseguiu entrar no edifício sede do governo, mas permaneceu pouco tempo no local.

Moqtada al-Sadr organiza há dois meses protestos para exigir do governo reformas contra a corrupção, o nepotismo e o clientelismo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8