Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Portugueses à espera de voo de regresso das Caraíbas

Avião militar que vai buscar cidadãos nacionais a Guadalupe espera instruções no Brasil.
Francisco J. Gonçalves 13 de Setembro de 2017 às 08:29
Casa ruiu na costa da Florida
Em Miami, barcos foram atirados para terra
Carros arrastados pelas cheias
Casa ruiu na costa da Florida
Em Miami, barcos foram atirados para terra
Carros arrastados pelas cheias
Casa ruiu na costa da Florida
Em Miami, barcos foram atirados para terra
Carros arrastados pelas cheias
As operações de retirada de cidadãos portugueses das ilhas das Caraíbas devastadas pelo furacão ‘Irma’ podem prolongar-se até domingo, referiu o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, adiantando que "seis adultos e seis crianças" residentes em Vila Verde e Braga já chegaram ao Porto.

"Estamos preparados para um grupo de meia centena de portugueses em Guadalupe", referiu Carneiro, explicando que esses portugueses vieram das ilhas francesas de Saint-Martin e Saint Barthélemy. Nesta última ilha existe uma comunidade portuguesa significativa que recebeu instruções para se deslocar para Guadalupe.

O C-130 que irá buscar os portugueses está ainda em Belém do Pará, Brasil, à espera de instruções. Se o número de pessoas a resgatar exceder a capacidade do aparelho o governo português garante que tomará medidas para fazer o transporte em voos comerciais com o apoio de operadores parceiros da TAP.

Recorde-se que o furacão ‘Irma’, um dos mais poderosos de sempre no Atlântico, matou mais de 40 pessoas nas Caraíbas, dez das quais em Cuba. Na Florida, estado mais atingido nos EUA, o furacão fez dois mortos e forçou a fuga de 6,5 milhões de pessoas.

PORMENORES 
Regresso condicionado
A Florida autorizou o regresso de residentes às zonas devastadas pelo ‘Irma’ e reabriu aeroportos. Há na região seis milhões de pessoas sem luz.

‘Irma’ perde intensidade
O furacão passou ontem a depressão tropical, e ameaça o Alabama e o Tennessee. Chuvas torrenciais atingiram a Carolina do Sul na segunda-feira.

Macron promete apoio
O presidente francês, Emmanuel Macron, prometeu contornar a burocracia para dar apoio imediato à reconstrução das ilhas francesas das Caraíbas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)