Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Portugueses não saíram dos hotéis

Após ter causado quatro mortos e destruído casas em Cuba, o furacão ‘Ike’ baixou de intensidade, passando para categoria 1 na escala de 5 de Saffir-Simpson, soprando ainda rajadas de ventos de 130 km/hora. Nem todos os turistas foram evacuados dos hotéis da zona costeira na segunda-feira, como foi inicialmente veiculado. Segundo garantiu ao CM José Manuel Antunes, do Mundo Vip, os portugueses não saíram dos hotéis em que estão hospedados. Alguns apenas mudaram de quarto.
10 de Setembro de 2008 às 00:30
Muitas árvores cederam aos ventos ciclónicos do furacão. Mesmo com categoria 1, o ‘Ike’ causou muita destruição em Havana
Muitas árvores cederam aos ventos ciclónicos do furacão. Mesmo com categoria 1, o ‘Ike’ causou muita destruição em Havana FOTO: Reuters

"Em Varadero alguns portugueses do Hotel Sol Palmeras foram transferidos para o edifício principal por razões de segurança. Mas estão todos bem e nenhum quis interromper as férias", assegurou ainda José Manuel Antunes, adiantando que o furacão causou alguns prejuízos, com queda de árvores e vidros partidos naquela estância turística. Em Havana, noentanto,muitas ruas estavam cobertas de escombros de casas e via-se árvores e postes de electricidade caídos. A zona leste da capital estava inclusive sem energia eléctrica.

O ‘Ike’ obrigou ao adiamento de pelo menos um voo. "Os turistas portugueses que deveriam ter regressado ontem vão só chegar hoje a Lisboa", informou ainda aquele responsável da agência de viagens Mundo Vip.

O furacão dirigia-se ontem para noroeste de Cuba e poderá voltar a ganhar intensidade 3 quando atingir os Estados Unidos durante o fim-de-semana.

MAIS DADOS

NINGUÉM TELEFONOU

Nenhum português telefonou para a embaixada em Havana, assegurou fonte da Secretaria de Estado das Comunidades.

BAIXOU DE INTENSIDADE

O ‘Ike’ atingiu Punta Lucrecia (Cuba) no domingo com categoria 3. Seguiu para o mar e voltou ontem a tingir terra, em Punta La Capitania, com categoria 1, causando chuvadas e ventos fortes.

61 MORTOS

Antes de chegar a cuba, o furacão ‘Ike’ causou 61 mortos no Haiti e prejuízos na Bahamas.

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)