page view

Primeira astronauta italiana segue a bordo de foguetão Soyuz

Foguetão descolou às 00h01 de segunda-feira (hora de Moscovo).

24 de novembro de 2014 às 00:09

A primeira mulher astronauta italiana seguiu na segunda-feira (00h01 locais, 21h01 deste domingo em Lisboa) num foguetão russo Soyuz, com mais dois colegas, em direção à Estação Espacial Internacional, anunciou a agência espacial russa.

Samantha Cristoforetti, astronauta da agência espacial europeia, é a primeira mulher italiana que viaja para o Espaço, seguindo no voo Soyuz TMA-15M com o cosmonauta russo Anton Shkaplerov e o astronauta norte-americano Terry Virts.

O foguetão descolou às 00h01 de segunda-feira (hora de Moscovo, 21h01 deste domingo em Lisboa) do centro espacial de Baikonur, no Cazaquistão, informou a agência espacial russa Roskosmos, adiantando que o aparelho ficará acoplado à Estação Espacial Internacional pelas 03h50 GMT, após dar quatro voltas à Terra.

Na sua bagagem, Samantha Cristoforetti, de 37 anos, leva uma máquina de café especial, a "ISSpresso" (ISS são as iniciais em inglês para Estação Espacial Internacional), com a qual os astronautas poderão beber, pela primeira vez, um café expresso na plataforma orbital, fintando a "gravidade zero".

A astronauta italiana e seus companheiros, que ficarão em órbita até meados de maio, vão juntar-se aos cosmonautas russos Yelena Serova e Alexandre Samokutyaev e ao astronauta norte-americano Barry Wilmore, que regressam a Terra em março.

Além da máquina de café, de 20 quilos, seguem também a bordo do foguetão meio quilo de caviar, maçãs, laranjas, limões, tomates e chá preto sem açúcar.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8