page view

Primeiro-ministro da Eslováquia não corre perigo de vida

Suposto atirador foi detido.

15 de maio de 2024 às 14:16
A carregar o vídeo ...

Reveladas as primeiras imagens do momento em que primeiro-ministro da Eslováquia é atacado a tiro

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, já não corre perigo de vida depois de ter sido atingido a tiro no abdómen após uma reunião do governo em Handlová, a 150 quilómetros da capital, avança a Dennik N.

Testemunhas relataram terem ouvido vários tiros quando Robert Fico, de 59 anos, se aproximou da multidão após uma reunião do governo. Foi transportado de helicóptero para o hospital de Banska Bystrica.Inicialmente o estado de saúde do governante era crítico e Fico chegou a correr perigo de vida, situação que foi revertida após horas de cirurgia, revela a BBC."Fiquei chocado...felizmente, tanto quanto sei, a operação correu bem e acredito que ele vai sobreviver. Não corre perigo de vida, de momento", disse o vice-primeiro-ministro, Tomas Taraba.Aquando do incidente, o ministro da Administração Interna local confirmou à Reuters que se tratou de uma tentativa de assassinato. O suposto atirador foi detido pelas autoridades. A polícia isolou a área e o centro comercial foi evacuado.

A presidente Zuzana Caputová condenou o ataque "brutal e imprudente" ao primeiro-ministro. "Estou chocada. Desejo muita força ao Roberto Fico neste momento crítico para se recuperar do ataque", disse.Montenegro deseja "total restabelecimento" de PM eslovaco e condena "ato inaceitável e bárbaro"

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, condenou o "ato inaceitável e bárbaro de violência política" contra o seu homólogo eslovaco, Robert Fico, ferido num tiroteio, e desejou o seu "total restabelecimento".

"Em nome de Portugal e em meu nome, expresso toda a solidariedade ao meu colega Robert Fico, primeiro-ministro da Eslováquia, desejando o seu total restabelecimento. Condenamos com toda a veemência este ato inaceitável e bárbaro de violência política", lê-se numa mensagem divulgada na conta oficial de Luís Montenegro na rede social X (antigo Twitter).

Macron "em choque" com atentado contra PM eslovaco

O Presidente francês, Emmanuel Macron, declarou-se "chocado" com o atentado a tiro  contra o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, que está em estado crítico.

"Condeno veementemente este ataque. Os meus pensamentos e a minha solidariedade estão com ele, com a sua família e com o povo eslovaco", acrescentou o chefe de Estado francês numa mensagem publicada na rede social X.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8