page view

Primeiro-ministro italiano demite-se quatro dias após ser nomeado

Giuseppe Conte foi mandatado para formar Governo, mas acabou por desistir.

27 de maio de 2018 às 19:41

O primeiro-ministro indigitado italiano, Giuseppe Conte, desistiu de formar governo, informou fonte do gabinete presidencial este domingo. O político tinha estado reunido com o Presidente italiano Sergio Mattarella.

Luigi Di Maio, líder do partido anti-sistema Movimento 5 Estrelas, e Matteo Salvini, do La Liga, tinham proposto a Mattarella o nome de Conte para primeiro-ministro do novo Governo italiano, mas o jurista não conseguiu formar governo.

Conte esteve sob fogo nas passadas semanas pela sua ligação com o caso "Stamina", uma fraude médica em que participou indirectamente como advogado.

No entanto, Conte mostrou-se confiante de que teria condições para servir como primeiro-ministro: "Sou professor e advogado, defendi as causas de várias pessoas, agora defenderei os interesses dos italianos em todas as sedes da União Europeia e internacionais, dialogando com as instituições".

O Presidente italiano já se pronunciou, afirmando que ninguém o pode acusar de ter impedido a formação de um governo, cita o jornal The Guardian.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8