page view

Prisão perpétua para homem que tentou matar Trump em 2024

Ryan Routh tentou matar o então candidato presidencial num campo de golfe na Flórida.

04 de fevereiro de 2026 às 18:41

O homem acusado de tentar matar o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi sentenciado a prisão perpétua.

Documentos judiciais apresentados antes da sentença citados pela BBC, indicam que Ryan Routh, de 59 anos, permanece sem remorsos e que a "natureza hedionda" do crime justifica uma "punição severa". 

Routh declarou-se inocente e optou por não ter advogado, representado-se a si próprio durante o julgamento, que começou a 8 de setembro do ano passado. Durante o processo, o arguido chegou a insinuar desafiar Trump para uma partida de golfe e fez referências a Adolf Hitler e a Vladimir Putin, indica a mesma fonte.

Na sua declaração final no julgamento, o homem apresentou um discurso confuso. Falou dele próprio na terceira pessoa e abordou vários temas não relacionados com o caso, incluindo a história dos EUA, a guerra entre a Rússia e Ucrânia e intenção pessoal de comprar um barco - o que levou o juiz a interrompê-lo repetidamente e a dispensar o júri.

Ao ser considerado culpado pelo juiz, Ryan Routh tentou auto-mutilar-se no pescoço com uma caneta, mas mas foi rapidamente escoltado por agentes federais e levado para fora do tribunal.

Ryan Routh tentou matar Trump - na altura candidato presidencial - no Trump International Golf Club em West Palm Beach, na Flórida, EUA, em 2024. Tinha na sua posse uma arma e foi rapidamente detido próximo do local. 

Embora não seja claro de que Routh tenha tido uma visão clara de Donald Trump quando estava escondido nos arbustros, as autoridades comprovam que a arma possuía uma mira telescópica, que permitiria acertar no alvo. 

Além disso, os jurados foram informados de que Routh deixou uma lista de locais onde Trump provavelmente apareceria, bem como um bilhete para um amigo que descrevia o incidente como "uma tentativa de assassinato".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8