Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Probabilidades de apanhar coronavírus no avião são reduzidas, avançam cientistas

Baixo nível de transmissão do vírus pode estar relacionado com a frequente renovação do ar das cabines.
Correio da Manhã 16 de Setembro de 2020 às 14:40
Interior de avião
Interior de avião FOTO: Getty Images
Depois de um período de confinamento devido ao coronavírus, a aviação tenta agora voltar ao normal e proporcionar a maior segurança aos passageiros.

Se o risco de infeção é elevado em alguns casos, as viagens de avião podem ser uma exceção. Um novo estudo mostra que o risco de ficar infetado durante um voo é, de facto, reduzido.

As descobertas, publicadas na revista médica JAMA Network Open, tiveram por base uma voo comercial entre Tel Aviv, em Israel, e Frankfurt, na Alemanha, a 9 de março. De acordo com a experiência, dos 102 passageiros a bordo, 24 integravam um grupo de turistas, das quais sete testaram positivo após a viagem. Quatro pessoas apresentavam sintomas, duas estavam pré-assintomáticas e uma permanecia assintomática. Através dos testes e dos contactos com os passageiros, os cientistas concluíram que existiram apenas duas prováveis transmissões do vírus a bordo.

De acordo com os investigadores, as explicações para o aparente nível de baixa transmissão do vírus podem estar relacionadas com a frequente renovação do ar das cabines dos aviões. Os filtros de ar podem ajudar igualmente a reter até 99,99% das partículas.

Numa outra experiência, 328 passageiros e membros da tripulação foram testados depois de um voo entre os EUA e Taiwan, em março passado, onde foram detetados 12 infetados. Os testes realizados posteriormente foram todos negativos, revelando uma baixa taxa de transmissão entre os restantes viajantes.

Uma ligação entre o Reino Unido e o Vietname a 2 de março é, até ao momento, o único caso conhecido de transmissão do vírus a bordo, quando um único passageiro espalhou a doença para cerca de outros 14.
transportes aviação turismo coronavírus infetados doentes pandemia passageiros
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)