Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Protestantes aprovam ordenação de homossexuais casados

Mudança na Igreja Protestante da Escócia.
21 de Maio de 2016 às 17:12
Apesar da mudança aprovada, a Igreja Protestante da Escócia continua a não celebrar casamentos homossexuais
Apesar da mudança aprovada, a Igreja Protestante da Escócia continua a não celebrar casamentos homossexuais FOTO: Eduardo Martins/Correio da Manhã
A Igreja Protestante da Escócia aprovou este sábado a ordenação de homens e mulheres casados com uma pessoa do mesmo sexo, três anos depois de ter aceitado a ordenação de homossexuais.

A Igreja Protestante escocesa já tinha autorizado, em 2015, a ordenação de pastores, homens ou mulheres, que vivessem em união civil com alguém do mesmo sexo, mas adiou o caso dos casados por um ano, para permitir um debate interno sobre a questão.

"De algum modo, fizemos a mudança fundamental no ano passado e, para muitos, hoje tratava-se de clarificar a situação e de agir em conformidade com a lei escocesa", explicou o reverendo John Chalmers.

A moção foi adotada por 339 votos a favor e 215 contra.

A Igreja Protestante da Escócia aprovou em 2013 uma moção autorizando a ordenação de homossexuais, depois de anos de debate entre os setores liberal e tradicionalista.

Apesar da mudança aprovada, a Igreja Protestante da Escócia continua a não celebrar casamentos homossexuais.

A Igreja Protestante da Inglaterra, em contrapartida, não permite a ordenação de homossexuais em união civil ou casados com pessoas do mesmo sexo.
Igreja Protestante da Escócia religião questões sociais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)