page view

Putin revela segredo da vida eterna a Xi Jinping

Líderes russo e chinês apanhados a falar, através de microfones ainda ligados, sobre longevidade e imortalidade.

05 de setembro de 2025 às 01:30

Vladimir Putin considera que o transplante de órgãos poderá prolongar a vida humana e até mesmo “viver para sempre”. A ideia foi partilhada, de forma informal, com o Presidente da China, Xi Jinping, quando os dois líderes se dirigiam para o desfile militar comemorativo dos 80 anos do fim da 2ª Guerra Mundial.

A conversa foi captada por microfones, ainda ligados, e transmitida pela televisão estatal chinesa CCTV. Na gravação, ouve-se o intérprete de Xi afirmar: “No passado, as pessoas raramente chegavam aos 70 anos. Hoje dizem que aos 70 ainda se é criança.” Um tradutor de Putin acrescentou que os avanços na biotecnologia poderão permitir a substituição contínua de órgãos, tornando as pessoas “mais jovens” e até “imortais”. Xi terá respondido que há previsões segundo as quais, “neste século, os humanos poderão viver até aos 150 anos”.

Após a divulgação da conversa, Putin disse que “os meios e métodos modernos de melhoria da saúde, incluindo diversas intervenções cirúrgicas com substituição de órgãos, permitem à humanidade esperar que a esperança média de vida aumente significativamente”. É público o alegado interesse do líder russo em terapias de longevidade, incluindo medicina alternativa, e acesso a hospitais exclusivos. Apesar de nunca ter confirmado, especialistas garantem que Putin, de 72 anos, já fez tratamentos, nomeadamente uso de botox, devido à ausência de rugas, em comparação com fotos antigas. 

SAIBA MAIS

Programa de genética

Uma das filhas de Putin, Maria Vorontsova, endocrinologista, está envolvida num programa estatal de genética, lançado há vários anos e supervisionado por Mikhail Kovalchuk, aliado de longa data do Presidente russo.

Mudanças demográficas

“Em 2050, haverá mais pessoas com mais de 65 anos no Mundo do que crianças com cinco ou seis anos. Isso terá consequências sociais, políticas e económicas”, disse Putin, sublinhando o impacto das mudanças demográficas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8