page view

Quem é o chefe do exército do Bangladesh que anunciou a demissão da primeira-ministra

Conheça o papel de Waker-Us-Zaman no país.

05 de agosto de 2024 às 12:19

O chefe do exército do Bangladesh, o general Waker-Us-Zaman, foi quem anunciou a demissão da primeira-ministra, Sheikh-Hassina, que fugiu do país, nesta segunda-feira.

Nascido em Dahka, em 1966, Zaman é casado com Sarahnaz Kamalika Zaman, filha do general Muhammad Mustafizur Rahman, chefe do exército entre 1997 e 2000.

Waker-Us-Zaman tem um mestrado em Estudos de Defesa pela Universidade Nacional do Bangladesh e um mestrado em Estudos de Defesa pelo King’s College, em Londres, de acordo com o site do Exército do Bangladesh.Antes de se tornar chefe do exército, serviu como Chefe do Estado-Maior General durante pouco mais de seis meses - uma função na qual supervisionou, entre outras coisas, as operações militares e a inteligência, o papel do Bangladesh nas operações de manutenção da paz da ONU e o respetivo orçamento. Ao longo da carreira de 35 anos, trabalhou também em estreita colaboração com Hasina, desempenhando as funções de oficial principal do Estado-Maior da Divisão das Forças Armadas do Gabinete do Primeira-Ministra.

Nas últimas semanas, vários protestos violentos contra a introdução de um sistema de quotas no serviço público têm assolado Bangladesh, durante as quais 

Zaman incentivou o auxílio do exército para garantir a segurança das vidas das pessoas, dos bens e das instalações estatais.

Num discurso televisivo, o general

disse que, após discussões com "todos os partidos políticos", foi decidido que seria formado um governo interino.

Nas declarações, não ficou esclarecido se o exército irá participar na formação do governo, mas Waker-Us-Zaman referiu, no mesmo discurso, que iriam discutir com o presidente a formação do governo e a administração do país.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8