Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

REBELDES MAOÍSTAS MATAM SOLDADOS

Os rebeldes maoístas, que anunciaram na semana passada um bloqueio à capital do Nepal, Katmandu, mataram, esta terça-feira, quatro soldados num ataque contra uma patrulha militar que tentava manter aberta ao trânsito a principal estrada do Tibete.
24 de Agosto de 2004 às 11:13
REBELDES MAOÍSTAS MATAM SOLDADOS
REBELDES MAOÍSTAS MATAM SOLDADOS FOTO: d.r.
Segundo informação avançada por um porta-voz do Exército, o ataque ocorreu cerca de 100 quilómetros a sul de Katmandu. Este foi o primeiro confronto armado registado desde o início do bloqueio montado pelos rebeldes à capital tibetana, na passada quarta-feira.
Horas mais tarde, os rebeldes anunciaram o levantamento do bloqueio a Katmandu, referindo que a decisão foi tomada em resposta a apelos populares. De acordo com um comunicado, o levantamento do bloqueio tem efeitos a partir de amanhã e será válido durante um mês.
Os rebeldes maoístas haviam decidido impor um bloqueio económico à capital nepalesa como forma de pressionar as autoridades a iniciar negociações, para tentar resolver o conflito que dura desde 1996.
Os rebeldes pretendem derrubar a monarquia constitucional e instalar um governo comunista no país. Os ataques dos rebeldes e os confrontos com o Exército já custaram a vida a mais de 9.000 pessoas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)