page view

Recrutamento de ultraortodoxos abre frente de divisão em Israel

Milhares de jovens da minoria Haredi saíram às ruas de Jerusalém num novo gesto de insurgência contra o recrutamento militar.

19 de setembro de 2025 às 14:48

Os judeus ultraortodoxos estão a resistir até ao limite à ordem de recrutamento para o Exército israelita, com base numa exceção já declarada inconstitucional, conduzindo protestos nas principais cidades do país, frequentemente incompreendidos e acompanhados de episódios de tensão.

Ao pôr do sol de quinta-feira, milhares de jovens da minoria Haredi saíram às ruas de Jerusalém, juntando a hora de ponta do já desafiante trânsito habitual, a um bloqueio da entrada oeste da cidade, num novo gesto de insurgência contra o recrutamento militar, em plena operação terrestre de ocupação da Cidade de Gaza, e que já motivou numerosas detenções por desobediência.

Em causa, está a mobilização de um número estimado de 80 mil ultraortodoxos, que os seus representantes políticos e religiosos receberam como "uma declaração de guerra", com ondas de choque na coligação que sustenta o Governo, apesar de as Forças de Defesa de Israel (FDI) apontarem uma necessidade urgente de 12 mil novos efetivos, após à recente chamada de 60 mil reservistas para as suas operações na Faixa de Gaza.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8