page view

Refugiado salva idosa

Homem já recebeu 50 ofertas de emprego.

30 de setembro de 2015 às 13:07

Sabe como agir quando alguém perde os sentidos?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Sabe como agir quando alguém perde os sentidos?

A repercussão nas redes sociais de um ato de solidariedade praticado na sexta-feira passada, por um senegalês refugiado no Brasil, gerou uma onda de solidariedade para com o africano. A sua vida pode agora mudar para muito melhor. Moussa Sene, de 34 anos, socorreu e salvou uma idosa com uma crise aguda de pressão alta dentro de um comboio suburbano no sul do Brasil. Recebeu só até segunda-feira mais de 50 ofertas de trabalho.

Moussa, que está no Brasil há 18 meses e tem diploma de enfermeiro especializado em atendimento em salas de cirurgia, função que exerceu durante anos no Senegal, recebeu propostas de trabalho de hospitais, clínicas e casas de repouso de várias cidades do estado do Rio Grande do Sul, onde vive. Até outros estados, como Santa Catarina, São Paulo e Bahia lhe ofereceram emprego. Atualmente o refugiado trabalha numa fábrica de bebidas em Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Ganha o ordenado mínimo, mas as propostas de emprego que recebeu oferecem-lhe remuneração muito superior ao que aufere hoje em dia e são para exercer a sua verdadeira profissão.

Nesta segunda-feira, o africano já teve uma entrevista num grande hospital da região metropolitana de Porto Alegre. Tudo parece encaminhar-se para uma contratação rápida. Para poder atuar como enfermeiro especializado, no entanto, o refugiado precisa de validar o seu diploma no Brasil. Algo que começou a fazer também esta semana com a ajuda de pessoas sensibilizadas com o seu gesto de solidariedade.

Moussa e duas amigas viajavam no comboio que liga as cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo, ambas perto de Porto Alegre, quando uma idosa que ia de pé, como eles, se sentiu mal e caiu, ferindo o nariz. Moussa correu para ajudar a idosa e fez várias pessoas levantarem-se de um banco, onde deitou a passageira. Depois identificou que, além do ferimento no nariz, a idosa estava com uma crise de pressão alta.

Usando os seus conhecimentos, Moussa Sene conseguiu baixar a pressão da idosa, que mal conseguia respirar, e manteve-a calma até a composição chegar a Novo Hamburgo, onde uma equipa de socorristas já a esperava. Um outro passageiro, Ulisses Motta da Costa, registou o atendimento que o africano deu à senhora. As imagens foram publicadas na internet, originando em poucas horas milhares de visualizações. Era o início da chuva de ofertas de trabalho para Moussa, que sonha levar para o Brasil a mulher, de 23 anos, e os dois filhos, de 2 e 5 anos, que deixou no Senegal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8