page view

Reino Unido procura abordagem pragmática para as tarifas impostas pelos EUA

Governo do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, não planeia medidas de retaliação imediatas, como já anunciou a União Europeia.

12 de março de 2025 às 09:35

O ministro para Negócios e Comércio britânico declarou esta quarta-feira que Londres está a procurar uma abordagem pragmática em relação à imposição de tarifas sobre as importações de aço e alumínio feita pelos Estados Unidos.

O Governo do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, não planeia medidas de retaliação imediatas, como já anunciou a União Europeia (UE), procurando "negociar rapidamente um acordo económico para eliminar tarifas adicionais" e, assim, beneficiar a economia britânica, disse Jonathan Reynolds.

O ministro britânico indicou que vai continuar a trabalhar "de perto e produtivamente" com os Estados Unidos para defender os interesses comerciais do Reino Unido, mas mantém "todas as opções em cima da mesa" e não hesitará em responder "pelo interesse" do país.

O Governo do Reino Unido estimou que cerca de 5% das exportações britânicas de aço e 6% das exportações de alumínio, em volume, vão para os Estados Unidos, embora a associação da indústria do alumínio estime que este mercado represente 10%, sendo avaliado em cerca de 225 milhões de libras (270 milhões de euros).

A UE anunciou contramedidas, a partir de 01 de abril, às tarifas alfandegárias de 25% impostas pelos Estados Unidos às importações de aço e alumínio.

"Como os Estados Unidos estão a aplicar tarifas no valor de 28 mil milhões de dólares [26 mil milhões de euros], estamos a responder com contramedidas no valor de 26 mil milhões de euros", disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em comunicado.

A Comissão garante que se mantém "sempre aberta" à negociação. "Acreditamos firmemente que, num mundo repleto de incertezas geopolíticas e económicas, não é do nosso interesse comum sobrecarregar as nossas economias com tarifas", acrescentou von der Leyen.

As taxas de 25% impostas pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, ao aço e ao alumínio entraram esta quarta-feira em vigor às 00h01 (04h01 em Lisboa), marcando uma nova etapa na guerra comercial entre os Estados Unidos e os principais parceiros comerciais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8