page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Refúgio Proibido Um refúgio. Dois corações. Mil segredos.

Reino Unido pode dar Cartão de Saúde Europeu a não moradores

Secretário de Estado da Saúde britânico admitiu essa possibilidade.

10 de agosto de 2015 às 10:42

O ministério britânico da Saúde admitiu esta segunda-feria a existência de um mecanismo legal que permite a cidadãos europeus pedir um cartão de saúde europeu no Reino Unido apesar de não residir de forma permanente no país.

O secretário de Estado da Saúde, Alistair Burt, afirmou que a situação é "completamente inaceitável", enquanto que, um porta-voz do sistema público de saúde (NHS), assinalou que se trata de uma possibilidade, embora não esteja a ser usada.

"Este Governo introduziu medidas drásticas para impedir que os imigrantes utilizem o sistema de saúde sem fazerem contribuições", afirmou Burt.

A polémica surge após uma investigação do tabloide sensacionalista Daily Mail, na qual uma cidadã da Hungria pediu o Cartão de Saúde Europeu enquanto estava de visita ao país durante um dia.

"Estamos continuamente a estudar maneiras de endurecer mais o processo, e como resultado desta investigação o ministério estudará com urgência os pedidos de cartões de saúde", assinalou Burt.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8