page view

Rio de Janeiro recebe réplica da Capelinha das Aparições de Fátima

Uma réplica da capelinha das Aparições, nas mesmas proporções da que existe no Santuário de Fátima, será inaugurada no próximo sábado no Rio de Janeiro, com uma missa presidida pelo arcebispo do Rio, Orani Tempesta.

25 de maio de 2011 às 14:35

A iniciativa partiu da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria que no dia 28 também estará a celebrar os 25 anos de sua fundação.

"A ideia surgiu quando o fundador da Tarde com Maria esteve no Santuário, em Portugal, para agradecer pela cura que havia obtido, ali ele teve essa inspiração, de reproduzir na cidade do Rio este solo sagrado", explicou à Lusa uma das organizadoras do evento.

A partir da inspiração recebida, o criador do projecto, Berthaldo Soares, conseguiu com o próprio arquitecto a planta original da capela e buscou apoio entre empresários brasileiros e portugueses para a concretização de seu sonho.

A iniciativa também contou com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, que doou o terreno onde a réplica foi construída, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste da cidade.

A ajuda financeira veio tanto dos empresários portugueses no Brasil como dos diversos fiéis da comunidade portuguesa. "Na verdade, a Nossa Senhora de Fátima já atravessou a fronteira há muito tempo, ela é uma das devoções mais queridas do Brasil", afirmou à Lusa a assessora Angelita Valladão.

A missa de inauguração está prevista para começar no sábado às 10h00 locais (14h00 de Lisboa) com a consagração da Igreja e do Altar, que após a comunhão receberá a imagem de Nossa Senhora de Fátima, trazida de Portugal.

"A imagem não pode entrar sem que o Altar esteja consagrado. Depois disso, ela entrará com toda 'pompa e circunstância' ao som da banda militar", adiantou Angelita. A imagem que ficará na capela foi benzida em Fátima no dia 13 de Maio, no final da Missa Internacional, durante a bênção dos objectos religiosos.

A cerimónia oficial de inauguração será celebrada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta, e co-celebrada pelo bispo de Leiria/Fátima, António Marto. Ainda para o sábado está prevista uma segunda celebração às 18h (22h de Lisboa) presidida pelo Reitor do Santuário de Fátima, Dom Virgílio Antunes.

No domingo, às 10h00 (14h00 de Lisboa), será rezada uma missa pelo bispo titular de Leiria-Fátima, António Marto. Responsável pela construção da réplica, a Associação Tarde com Maria é considerada umas das maiores procissões marianas do Brasil. A organização foi criada em 1986, quando o jovem Berthaldo Soares se reuniu com amigos para agradecer a Nossa Senhora a cura que recebera através da oração do terço. A réplica da capelinha das Aparições de Fátima é a primeira no mundo inteiro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8