Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Seis detidos por suspeita de envolvimento na morte do jornalista Carlos Domínguez

Vítima seguia num veículo quando foi esfaqueada 20 vezes por diversas pessoas.
Lusa 28 de Março de 2018 às 23:18
Algemas
Prisão
Algemas
Algemas
Prisão
Algemas
Algemas
Prisão
Algemas
Seis pessoas, entre as quais três alegados repórteres, foram detidas por suspeita de envolvimento na morte do jornalista Carlos Domínguez, em janeiro, na cidade fronteiriça mexicana Nuevo Laredo, anunciaram as autoridades esta quarta-feira.

Em conferência de imprensa, o procurador do Estado de Tamaulipas, no nordeste do país, Irving Barrios, explicou que seis pessoas foram presas, duas das quais terão participado diretamente no crime, que ocorreu quando Carlos Dominguez seguia num veículo e várias pessoas lhe deram mais de 20 facadas.

Os outros quatro detidos são suspeitos de terem tido uma "participação significativa na premeditação do homicídio", adiantou Irving Barrios.

Baseando-se nas investigações realizadas até agora, Irving Barrios descartou que o motivo do crime do jornalista esteja relacionado com o tráfico de droga.

Segundo o procurador, três dos suspeitos podem ser repórteres na cidade fronteiriça com os Estados Unidos.

"Parece que há [repórteres envolvidos], mas iremos certificar nas próximas horas. [alguns detidos] estão creditados como pessoas que se dedicam à informação. Temos que ver se realmente se tratam de jornalistas no ativo", adiantou.

O jornalista, com quatro décadas de experiência, trabalhava no diário "Noreste Digital" e na página da Internet de informação "HorizontedeMatamoros", destacando-se por ser muito crítico para com as autoridades locais e denunciar atos de violência orquestrados pelo crime organizado.

O jornalista trabalhava como independente e escrevia sobre temas políticos.

No ano passado foram assassinados no México 12 jornalistas. Durante a administração do Presidente Enrique Pena Nieto, 2012-2018, já foram mortos 39 jornalistas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)