page view

Sem-abrigo que ajudou a desvendar caso do tiroteio em universidade e morte de Nuno Loureiro pode não receber recompensa

FBI ofereceu compensação de 43 mil euros, mas como o suspeito Cláudio Valente foi encontrado morto, não é certo que a quantia seja paga.

22 de dezembro de 2025 às 16:39

A dica deixada pelo sem-abrigo John (como lhe chamou a polícia) na rede social 'Reddit' foi fundamental para as autoridades norte-americanas chegarem a Cláudio Valente, o português suspeito do homicídio de Nuno Loureiro e do ataque à Universidade de Brown que resultou em duas mortes e cerca de uma dezena de feridos. Mas apesar de o FBI ter anunciado uma recompensa de 43 mil euros (50 mil dólares) para quem fornecesse informações que levassem à prisão do suspeito, não é certo que John a vá receber.

Para o prefeito de Providence, Brett Smiley, a denúncia foi tão importante que o informador merece a recompensa integral. O governante fez mesmo questão de enviar uma carta ao diretor do FBI, Kash Patel, a informá-lo disso mesmo. “John é um herói. A sua bravura, altruísmo e dedicação à comunidade foram muito além do que qualquer um poderia esperar de uma simples denúncia. Acredito que a nossa comunidade respira aliviada hoje graças à extraordinária ajuda que John prestou. Escrevo-lhe para solicitar que a recompensa seja integralmente concedida a este incrível cidadão de Providence”, escreveu o prefeito, numa carta citada pela CNN internacional.

Mas de acordo com a CNN internacional pode haver um entrave ao pagamento da recompensa. Isto porque Cláudio Valente foi encontrado morto e por isso nunca haverá uma prisão ou condenação, conforme especificado pelo FBI no comunicado ao oferecer a recompensa.

Em declarações à CNN internacional, um porta-voz do FBI disse que a instituição não vai fazer comentários sobre se a recompensa será paga e a quem para "proteger a privacidade e garantir a cooperação contínua do público e o incentivo a qualquer assistência futura".

A verdade é que a ajuda preciosa de John foi muito além da mensagem que deixou no 'Reddit' que dizia o seguinte: “Estou a falar a sério. A polícia precisa de investigar um Nissan cinzento com matrícula da Florida, possivelmente alugado."

Isto porque depois de ser chamado pelas autoridades, o informador revelou outros pormenores importantes, como o facto de ter reconhecido o homem visto nas imagens de vigilância divulgadas pela polícia como sendo o mesmo que ele vira perto do carro pouco antes do tiroteio na Universidade de Brown. Na altura achou estranho o suspeito estar a dar várias voltas ao quarteirão da faculdade e chegou mesmo a interpelá-lo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8