page view

Sismo de magnitude 6.9 atinge o sul do Japão. Emitido alerta de tsunami

Terramoto ocorreu a uma profundidade de 37 quilómetros.

13 de janeiro de 2025 às 12:59

Um sismo de magnitude 6.9 atingiu, esta segunda-feira, a região de Kyushu, no sul do Japão, que, no ano passado, foi objeto do primeiro aviso de mega-sismo do país, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), citado pela Reuters. O terramato ocorreu a uma profundidade de 37 quilómetros.

Foi acionado o alerta de tsunami, para ondas com uma altura máxima de um metro em Miyazaki e Kochi. Mais tarde foi registado um tsunami de 20 centímetros que atingiu a cidade de Miyazaki, de acordo com a emissora NHK.

A JMA está a investigar se o terramoto está relacionado com a calha de Nankay, onde a placa do mar das Filipinas está a deslizar sob a placa da Eurásia no fundo do mar, ao largo da costa sudoeste do Japão, que produz terramotos de grande intensidade a cada 100-150 anos. Os fortes tremores de terra nas proximidades são vistos como uma indicação potencial de que um mega-sismo pode ser cada vez mais provável.

Em agosto do ano passado, a agência emitiu um aviso ao longo de uma semana para uma “probabilidade relativamente maior” de um mega-sismo de magnitude 9, depois de um terramoto de magnitude 7,1 ter atingido o sudoeste do país.

Não foram registadas quaisquer anomalias na central nuclear de Ikata, no oeste do Japão, nem na central nuclear de Sendai, em Kagoshima, informou a NHK, referindo-se às duas centrais mais próximas do local onde ocorreu o terramoto.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8