page view

"Sou o primeiro a atravessar a ponte": Homem que recebeu um rim de porco já tem um órgão humano

Norte-americano viu o seu corpo rejeitar o órgão em outubro e chegou a temer pela vida. Nova esperança surgiu a 12 de janeiro.

18 de janeiro de 2026 às 18:39

O norte-americano Tim Andrews, que há um ano se tornou numa das primeiras pessoas a receber um transplante experimental de rim de porco, tornou-se há poucos dias no primeiro desse grupo de pioneiros a receber um rim humano.

"Sou o primeiro a atravessar a ponte. Sou a única pessoa no mundo que já recebeu um rim de porco e agora um humano. Isto é incrível", disse à CNN internacional.

Andrews, que tem diabetes e estava em estágio terminal de doença renal, recebeu um rim de porco a 25 de janeiro de 2025 e viveu com ele por um período recorde de 271 dias.

Após o seu corpo rejeitar o órgão, o rim foi removido em outubro, e Andrews voltou a fazer diálise, tendo confidenciado à família que não esperava sobreviver até ao final do ano

Até que, a 12 de Janeiro, por volta da meia-noite, um hospital de Massachusetts ligou a informá-lo que tinham um rim compatível e que a operação estava marcada o dia seguinte.

Andrews fez o transplante e agora espera receber alta e voltar para a sua casa em New Hampshire.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8