page view

Supremo espanhol leva líderes independentistas catalães a julgamento

Acusados desejavam que o processo voltasse à instrução, para que fossem analisadas novas provas.

25 de outubro de 2018 às 12:57

O ex-vice-presidente da Generalitat, Oriol Junqueras, e outros 17 líderes independentistas catalães vão ser julgados por declarar a independência da Catalunha de forma unintaeral. Com Junqueras, serão ainda julgados, entre outros, Joaquim Forn, Jordi Turull, Raül Romeva e a ex-presidente do parlamento regional, Carme Forcadell.

Com esta decisão, o Supremo Tribunal espanhol não deu razão ao recurso apresentando por todos os acusados, que desejavam que o processo voltasse à instrução, para que fossem analisadas novas provas. Segundo o El País, o julgamento deve começar no início de 2019. 

Oriol Junqueras faz parte do grupo de nove dirigentes independentistas que estão presos preventivamente à espera de julgamento por delitos de rebelião, sedição e/ou peculato pelo seu envolvimento na tentativa separatista falhada há um ano.

O governo regional liderado por Carles Puigdemont, apoiado desde 2015 por uma maioria parlamentar de partidos separatistas, organizou e realizou um referendo em 1 de Outubro de 2017, que foi considerado ilegal pelo Tribunal Constitucional espanhol. O processo de independência foi interrompido em 27 de Outubro de 2017, quando o governo central espanhol decidiu intervir na Comunidade Autónoma. As eleições regionais, que se realizaram em 21 de Dezembro último, voltaram a ser ganhas pelos partidos separatistas.

O principal líder independentista, o ex-presidente da Generalitat Carles Puigdemont vive exilado na Bélgica, depois de a Justiça espanhola não ter conseguido a sua extradição da Alemanha, para ser julgado por crime de rebelião.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8