page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Herança de sangue Há heranças que não se escolhem.

Tabaco mais caro trava aumento na arrecadação do imposto cobrado em Cabo Verde

Nos primeiros quatro meses de 2023, o imposto sobre o tabaco rendeu 805 mil euros.

30 de junho de 2023 às 13:45

A venda de tabaco rendeu ao Estado cabo-verdiano 805 mil euros até abril com o imposto aplicado a cada maço, praticamente o mesmo face a 2022, apesar do aumento na taxa, indicam dados oficiais.

De acordo com dados da execução orçamental de janeiro a abril, compilados esta sexta-feira pela Lusa, o imposto sobre o tabaco rendeu aos cofres do Estado o equivalente a 18,8% dos 470 milhões de escudos (4,2 milhões de euros) esperados, segundo a previsão do Governo, para todo o ano de 2023, neste caso mais 55% face ao inicialmente orçamentado para 2022.

Assim, nos primeiros quatro meses de 2023, já com a aplicação do aumento previsto no Orçamento do Estado, o imposto sobre o tabaco rendeu 89 milhões de escudos (805 mil euros), mais 5,3% face ao mesmo período de 2022, que foi então de 84 milhões de escudos (760 mil euros).

De acordo com dados dos documentos de suporte à proposta de lei do Orçamento do Estado de Cabo Verde para 2023, em causa está a taxa específica sobre o tabaco, de 90 escudos (0,82 euros) sobre cada maço. Reflete este ano um aumento de 20 escudos (0,18 euros) por maço de tabaco, face à taxa anteriormente em vigor.

O Instituto do Desporto e Juventude cabo-verdiano vai receber este ano quase 1,5 milhões de euros através da consignação, pelo Orçamento do Estado, das receitas com as taxas do tabaco, que aumenta, e sobre o álcool.

"Decorre da política fiscal em prol do ambiente, da saúde e da juventude. O custo anual do tabagismo, recentemente publicado, ronda os 1,62 mil milhões de escudos [14,5 milhões de euros] e mata diretamente mais de 100 pessoas por ano, enquanto a receita se situa na ordem dos 0,4 mil milhões de escudos [3,6 milhões de euros]", justificou o Ministério das Finanças, numa informação enviada anteriormente à Lusa.

A venda de tabaco já tinha rendido ao Estado cabo-verdiano em 2022 mais de 384,5 milhões de escudos (3,5 milhões de euros) com o imposto aplicado a cada maço, acima (120%) do esperado pelo Ministério das Finanças.

A venda de tabaco em Cabo Verde voltou a cair em 2022, para 103 milhões de cigarros, invertendo a recuperação do ano anterior, que foi então o primeiro crescimento em quatro anos, segundo dados da tabaqueira cabo-verdiana.

De acordo com o relatório e contas de 2022 da Sociedade Cabo-verdiana de Tabacos (SCT), as vendas totais de cigarros recuaram 7% face a 2021, anulando o aumento de 3,2% em 2021.

Em todo o ano de 2022, a tabaqueira cabo-verdiana, que tem o monopólio da atividade no arquipélago, vendeu 103.163 milheiros de cigarros (mais de 103 milhões de cigarros), contra os 110.971 milheiros (quase 111 milhões de cigarros) em 2021 ou o pico alcançado em 2018, de 127.865 milheiros (quase 128 milhões de cigarros).

Os lucros da SCT caíram 6,7% em 2022, para 217,4 milhões de escudos (dois milhões de euros). Segundo o relatório e contas de 2022 da empresa, o conselho de administração da tabaqueira propôs a aplicação de 200 milhões de escudos (1,8 milhões de euros) em dividendos aos acionistas, mantendo o valor dos últimos anos.

Ainda assim, trata-se de uma quebra, face ao crescimento de 8,3% em 2021, então para 233,2 milhões de escudos (2,1 milhões de euros) que então inverteu quedas sucessivas. O relatório e contas sublinha que os gastos operacionais registaram em 2022 um acréscimo de 25%, "justificado, essencialmente, pelo aumento da Taxa Específica de 40 escudos para 70 escudos [de 36 para 64 cêntimos de euro] por maço produzido e importado".

A tabaqueira refere que isso tem impacto "direta e significativamente nos rácios e indicadores" da empresa, desde logo porque "aumenta os preços dos produtos e mercadorias" e "consequentemente o valor das vendas", mas que também "diminui, tendencial e efetivamente, as quantidades vendidas", bem como os resultados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8