Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

TERRORISTA CONTESTA DETENÇÃO INDEFINIDA

A advogada que representa Abdullah al-Muhajir, acusado de estar a preparar ataques com a “bomba suja” nos Estados Unidos, pediu ontem a um tribunal federal de Nova Iorque que liberte o seu cliente, considerando que a sua detenção, sem limite de tempo, é inconstitucional.
12 de Junho de 2002 às 22:53
Abdullah al-Muhajir
Abdullah al-Muhajir
“Ele está detido sem limite de tempo e sem direito a um conselheiro jurídico. Não há queixas formais e essa é a razão por que a comunidade de magistrados está indignada” - afirmou Donna Newman, advogada de al-Muhajir, detido em 8 de Maio no aeroporto internacional de Chicago. Para Newman, não há base legal para considerar o seu cliente combatente inimigo, uma classificação que permite detenção indefinida e sem julgamento de um suspeito.


O juiz Michael Mukasey está agora a avaliar este recurso, não estando claro se o tribunal federal de Nova Iorque tem jurisdição para o fazer, uma vez que Abdullah al-Muhajir -ou José Padilla, o seu nome antes de ser ter convertido ao Islão – está agora sob custódia militar no Sul da Carolina.


A verdade é que este magistrado deverá estar sujeito a muitas pressões, já que o secretário para a Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, afirmou sem rodeios que Padilla poderá nunca ser julgado. “O nosso interesse não é julgá-lo, é apurar o que ele sabe” - observou.

Identificado suspeito

Ontem foi identificado mais um terrorista que teria participado nos atentados de 11 de Setembro.


Investigadores alemães e norte-americanos identificaram um cidadão de origem síria, Mohammed Haydar Zammar de seu nome, que frequentava o apartamento de Mohammed Atta, um dos terroristas que perpetraram e morreram nos ataques. Não se sabe o paradeiro de Zammar, que está dado como desaparecido pela família.


Em França, por sua vez, foram detidas cinco pessoas suspeitas de dar assistência ao” bombista dos sapatos”, Richard Reid.


Enquanto se aperta o “cerco” a terroristas um pouco por todo o mundo, vão surgindo informações sobre novos possíveis atentados. Ontem, os Serviços Secretos alemães alertaram para informações que indicam que a al-Qaeda pretende recorrer a aviões telecomandados para atacar voos comerciais em Frankfurt.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)