Homem matou 59 pessoas tinha 23 armas. Suicidou-se no hotel.
Atirador que matou 59 pessoas tinha 23 armas
As autoridades norte-americanas encontraram 23 armas no quarto do hotel Mandala Bay, em Las Vegas, usado pelo atirador que matou mais de 50 pessoas no domingo, e 19 outras na casa onde morava, em Mesquite (Nevada).
1 / 5
Esta terça-feira à noite foram reveladas as primeiras imagens que mostram o interior do quarto de hotel onde Stephan Paddock estava e de onde matou dezenas de pessoas. As fotografias revelam o arsenal que o norte-americano tinha na sua posse e mostram parte do corpo do atirador, que cometeu suicídio após o massacre.
Segundo fonte policial, Paddock tinha um carrinho do serviço de quartos à porta com uma câmara de vigiliância, para controlar eventuais movimentações nos corredores.
O assistente do xerife do condado de Clark, Todd Fasulo, disse que os investigadores acreditam que o autor do massacre agiu sozinho, mas o motivo do ataque ainda não está esclarecido
Balanço sobe para 59 mortos
As autoridade do estado americano do Nevada atualizaram o balanço de vítimas do tiroteio de domingo à noite em Las Vegas para 59 mortos e 527 feridos.
Stephan Paddock, o suspeito de ter atirado contra a multidão que via um concerto suicidou-se . O autor do massacre terá disparado contra si próprio ao perceber que a polícia estava a chegar ao quarto de hotel de onde disparou várias armas automáticas.
A informação foi confirmada pelo comandante da Polícia Metropolitana, o xerife Joseph Lombardo, que adiantou ainda que, entre os mortos, estão dois polícias.
Stephen Paddock, de 64 anos, residia em Mesquite, no estado norte-americano do Nevada. As autoridades encontraram pelo menos 23 armas no quarto do 32.º andar do hotel Mandalay Bay, onde Paddock estava alojado.
Polícia chegou ao quarto por causa do alarme de fumo
Polícia chegou ao quarto por causa do alarme de fumoO jornal Washington Post revela como foi possível à polícia chegar ao quarto de onde Stephan Paddock disparou, cerca de meia hora depois do início do tiroteio. Pode parecer demasiado tempo, mas os números do Manday Bay Resort explicam a demora: são 43 andares, 3 mil 309 quartos e uma área total de 125 mil metros quadrados.
A polícia foi ajudada por uma circunstância relacionada coma violência do ataque. Paddock tinha consigo 23 armas de fogo. Não se sabe se as usou todas, mas o fumo era tão intenso que fez disparar o alarme de incêndio. Foi isto que levou a brigada de intervenção da polícia a descobrir o quarto do 32º andar, o que precipitou o suicídio do atirador.
O hotel é completamente revestido a vidro e as janelas não abrem. Paddock teve de partir dois espessos vidros para começar a disparar.
Companheira do atirador foi ouvida Marilou Danley, a presumível companheira de Stephan Paddock foi ouvida pelas autoridades, mas o seu envolvimento no tiroteio de Las Vegas já foi descartado, até porque a mulher estava fora dos EUA à hora do tiroteio. Os media americanos chegaram a noticiar que a mulher tinha sido detida, mas foi depois esclarecido que as autoridades se limitaram a falar com ela pelo telefone. Stephan terá usado o nome de Marolou para reservar o quarto em Las Vegas de onde atirou a matar. A natureza da relação entre Marilou e Stephan não foi ainda esclarecida. Diferentes jornais relatam que ela seria namorada do atirador, outros dizem que apenas partilhavam a casa. Autoridades descartam ligação a grupos terroristas As autoridades descartam, para já, a hipótese de Paddock pertencer a algum grupo terrorista. Isto apesar de o Daesh ter reivindicado o ataque, garantindo que Paddock se tinha convertido ao Islão há uns meses. No entanto, o FBI desmente, para já, esta informação, dizendo que o 'sniper' não tem ligações conhecidas a grupos terroristas. As primeiras imagens após o ataque mostram a confusão que se seguiu após se ter ouvido o som de centenas de tiros disparados de um arma automática perto do Mandalay Bay Hotel and Casino, enquanto decorria um festival de música country no exterior, com cerca de 30 mil pessoas a assistir.
O alerta foi dado por volta das 22h30, hora local (05h30 em Portugal continental).
Trump fala de "ato de pura maldade"
Trump fala de "ato de pura maldade"O presidente americano falou esta segunda-feria na Casa Branca sobre o tiroteio de Las Vegas, considerando o ataque como "um ato de pura maldade". Donald Trump diz que o FBI vai divulgar informações sobre o andamento das investigações.
Trump diz que vai visitar o local do tiroteio esta quarta-feira.
Antes, numa mensagem publicada no Twitter, Donald Trump já tinha reagido ao massacre.
"Envio as mais calorosas condolências e simpatia para as vítimas e familiares do terrrível tiroteio de Las Vegas", escreveu o presidente norte-americano.
Marcelo Rebelo de Sousa envia mensagem de condolências a Trump
"Foi com profunda consternação e enorme indignação que tomei conhecimento do tiroteio que ocorreu durante a noite em Las Vegas, que resultou em inúmeras vítimas mortais e feridos", lê-se na mensagem que Marcelo Rebelo de Sousa colocou no "site" da Presidência da República, em que transmite solidariedade a Donald Trump, em seu nome e dos portugueses.
Putin envia telegrama de condolências a Trump pelo tiroteio
"O crime, que tirou a vida a dezenas de cidadãos pacíficos, choca pela sua crueldade", refere o chefe de Estado russo em mensagem citada num comunicado do Kremlin, em que também exprime "compaixão e apoio às famílias e próximos" das vítimas.
Músico que estava em palco publica mensagem de condolências
Jason Aldean estava a dar um concerto no Route 91 Harvest Festival quando os tiros começaram. O músico publicou no Instagram uma mensagem de condolências. "A noite de hoje foi para lá de horrenda. Ainda não sei o que dizer, mas quero que toda a gente saiba que eu e a minha equipa estamos salvos. Os meus pensamentos e preces vão para todos os envolvidos. Magoa-me o coração que isto possa acontecer a alguém que saiu para aproveitar o que deveria ser uma noite de diversão".
1 / 25
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.