page view

Imagens mostram quarto do atirador de Las Vegas

Homem matou 59 pessoas tinha 23 armas. Suicidou-se no hotel.

02 de outubro de 2017 às 07:25
A carregar o vídeo ...

Atirador que matou 59 pessoas tinha 23 armas

As autoridades norte-americanas encontraram 23 armas no quarto do hotel Mandala Bay, em Las Vegas, usado pelo atirador que matou mais de 50 pessoas no domingo, e 19 outras na casa onde morava, em Mesquite (Nevada).

Esta terça-feira à noite foram reveladas as primeiras imagens que mostram o interior do quarto de hotel onde Stephan Paddock estava e de onde matou dezenas de pessoas. As fotografias revelam o arsenal que o norte-americano tinha na sua posse e mostram parte do corpo do atirador, que cometeu suicídio após o massacre.

Segundo fonte policial, Paddock tinha um carrinho do serviço de quartos à porta com uma câmara de vigiliância, para controlar eventuais movimentações nos corredores.

O assistente do xerife do condado de Clark, Todd Fasulo, disse que os investigadores acreditam que o autor do massacre agiu sozinho, mas o motivo do ataque ainda não está esclarecido

Balanço sobe para 59 mortos

As autoridade do estado americano do Nevada atualizaram o balanço de vítimas do tiroteio de domingo à noite em Las Vegas para 59 mortos e 527 feridos.

Stephan Paddock, o suspeito de ter atirado contra a multidão que via um concerto suicidou-se . O autor do massacre terá disparado contra si próprio ao perceber que a polícia estava a chegar ao quarto de hotel de onde disparou várias armas automáticas.

A informação foi confirmada pelo comandante da Polícia Metropolitana, o xerife Joseph Lombardo, que adiantou ainda que, entre os mortos, estão dois polícias.

Autor do tiroteio em Las Vegas identificado, stephen paddock
Imagens mostram quarto do atirador de Las Vegas FOTO: Direitos Reservados

Stephen Paddock, de 64 anos, residia em Mesquite, no estado norte-americano do Nevada. As autoridades encontraram pelo menos 23 armas no quarto do 32.º andar do hotel Mandalay Bay, onde Paddock estava alojado. 

Polícia chegou ao quarto por causa do alarme de fumo

Polícia chegou ao quarto por causa do alarme de fumo

O jornal Washington Post revela como foi possível à polícia chegar ao quarto de onde Stephan Paddock disparou, cerca de meia hora depois do início do tiroteio. Pode parecer demasiado tempo, mas os números do Manday Bay Resort explicam a demora: são 43 andares, 3 mil 309 quartos e uma área total de 125 mil metros quadrados.

A polícia foi ajudada por uma circunstância relacionada coma violência do ataque. Paddock tinha consigo 23 armas de fogo. Não se sabe se as usou todas, mas o fumo era tão intenso que fez disparar o alarme de incêndio. Foi isto que levou a brigada de intervenção da polícia a descobrir o quarto do 32º andar, o que precipitou o suicídio do atirador.

O hotel é completamente revestido a vidro e as janelas não abrem. Paddock teve de partir dois espessos vidros para começar a disparar.

Companheira do atirador foi ouvida

Marilou Danley, a presumível companheira de Stephan Paddock foi ouvida pelas autoridades, mas o seu envolvimento no tiroteio de Las Vegas já foi descartado, até porque a mulher estava fora dos EUA à hora do tiroteio. Os media americanos chegaram a noticiar que  a mulher tinha sido detida, mas foi depois esclarecido que as autoridades se limitaram a falar com ela pelo telefone. Stephan terá usado o nome de  Marolou para reservar o quarto em Las Vegas de onde atirou a matar.

A natureza da relação entre Marilou e Stephan não foi ainda esclarecida. Diferentes jornais relatam que ela seria namorada do atirador, outros dizem que apenas partilhavam a casa.

Autoridades descartam ligação a grupos terroristas

As autoridades descartam, para já, a hipótese de Paddock pertencer a algum grupo terrorista. Isto apesar de o Daesh ter reivindicado o ataque, garantindo que Paddock se tinha convertido ao Islão há uns meses. No entanto, o FBI desmente, para já, esta informação, dizendo que o 'sniper' não tem ligações conhecidas a grupos terroristas.

As primeiras imagens após o ataque mostram a confusão que se seguiu após se ter ouvido o som de centenas de tiros disparados de um arma automática perto do Mandalay Bay Hotel and Casino, enquanto decorria um festival de música country no exterior, com cerca de 30 mil pessoas a assistir.

O alerta foi dado por volta das 22h30, hora local (05h30 em Portugal continental).

Trump fala de "ato de pura maldade"

Trump fala de "ato de pura maldade"

O presidente americano falou esta segunda-feria na Casa Branca sobre o tiroteio de Las Vegas, considerando o ataque como "um ato de pura maldade". Donald Trump diz que o FBI vai divulgar informações sobre o andamento das investigações.

Trump diz que vai visitar o local do tiroteio esta quarta-feira.

Antes, numa mensagem publicada no Twitter, Donald Trump já tinha reagido ao massacre.

"Envio as mais calorosas condolências e simpatia para as vítimas e familiares do terrrível tiroteio de Las Vegas", escreveu o presidente norte-americano.

Marcelo Rebelo de Sousa envia mensagem de condolências a Trump

"Foi com profunda consternação e enorme indignação que tomei conhecimento do tiroteio que ocorreu durante a noite em Las Vegas, que resultou em inúmeras vítimas mortais e feridos", lê-se na mensagem que Marcelo Rebelo de Sousa colocou no "site" da Presidência da República, em que transmite solidariedade a Donald Trump, em seu nome e dos portugueses.

Putin envia telegrama de condolências a Trump pelo tiroteio

"O crime, que tirou a vida a dezenas de cidadãos pacíficos, choca pela sua crueldade", refere o chefe de Estado russo em mensagem citada num comunicado do Kremlin, em que também exprime "compaixão e apoio às famílias e próximos" das vítimas.

Músico que estava em palco publica mensagem de condolências

Jason Aldean estava a dar um concerto no Route 91 Harvest Festival quando os tiros começaram. O músico publicou no Instagram uma mensagem de condolências. "A noite de hoje foi para lá de horrenda. Ainda não sei o que dizer, mas quero que toda a gente saiba que eu e a minha equipa estamos salvos. Os meus pensamentos e preces vão para todos os envolvidos. Magoa-me o coração que isto possa acontecer a alguém que saiu para aproveitar o que deveria ser uma noite de diversão".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8