Ataque em elétrico em Utrecht fez ainda vários feridos.
1 / 7
Três pessoas morreram e cinco ficaram feridas num tiroteio num elétrico em Utrecht, na Holanda, segundo avançam as autoridades locais. O principal suspeito de ter levado a cabo o ataque já foi detido, durante a tarde desta segunda-feira, confirmou a polícia holandesa em conferência de imprensa. O município avança a mesma informação. O homem está sob custódia policial.O suspeito foi capturado junto a um bloco de apartamentos onde o carro que usou na fuga - roubado pelo método de carjacking - tinha sido encontrado. A polícia volta a apelar a que a população continue a partilhar com as autoridades qualquer informação relevante que possam ter. O nível de alerta desceu para nível 4. AS autoridades revelam que, do ataque, resultaram pelo menos 9 feridos, sendo que três têm ferimentos considerados graves.O suspeito é identificado como sendo Gökmen Tanis, de nacionalidade turca e com 37 anos. A BBC cita o procurador que falou na conferência de imprensa em que foi anunciada a sua detenção, que diz que o Tanis "era conhecido" das autoridades. O site britânico avança que o turco terá combatido na Chechénia, Répública russa onde operam vários movimentos insurgentes, incluindo o Daesh. Belangrijkste nieuws:- Hoofdverdachte is aangehouden- Hulp nodig? Bel slachtofferhulp 0900 - 0101- Hebt u verdere aanwijzingen of informatie, bel @PolitieUtrecht https://t.co/zYmsVN0FgV— Gemeente Utrecht (@GemeenteUtrecht) 18 de março de 2019A polícia holandesa divulgou uma imagem do suspeito do ataque numa publicação no Twitter. "A polícia pede informações de um homem de 37 anos de idade Gökmen Tanis (nascido na Turquia) por suspeita de ligação ao incidente desta manhã. Não se aproxime dele", lê-se no comunicado divulgado pouco depois do ataque. De politie vraagt u uit te kijken naar de 37-jarige Gökman Tanis (geboren in Turkije) in verband met het incident vanmorgen aan het #24oktoberplein in Utrecht.Benader hem niet zelf maar bel direct de opsporingstiplijn 0800-6070 pic.twitter.com/QZ88s3Wl0k— Politie Utrecht (@PolitieUtrecht) March 18, 2019Inicialmente falou-se na hipótese de o atentado ter sido cometido por várias pessias, mas Gökmen Tanis foi o único suspeito a ser identificado. O irmão já se encontra a ser questionado pelas autoridades, segundo avança o jornal britânico Mirror.Outro suspeito foi detido, mas não foi divulgada a sua identidade nem o seu grau de envolvimento no ataque.O homem foi detido na universidade ROC Midden Nederland, onde esta tarde foi encontrado um pacote suspeito, onde é aluno.
A polícia holandesa divulgou uma imagem do suspeito do ataque numa publicação no Twitter. "A polícia pede informações de um homem de 37 anos de idade Gökmen Tanis (nascido na Turquia) por suspeita de ligação ao incidente desta manhã. Não se aproxime dele", lê-se no comunicado divulgado pouco depois do ataque.
Inicialmente falou-se na hipótese de o atentado ter sido cometido por várias pessias, mas Gökmen Tanis foi o único suspeito a ser identificado. O irmão já se encontra a ser questionado pelas autoridades, segundo avança o jornal britânico Mirror.Outro suspeito foi detido, mas não foi divulgada a sua identidade nem o seu grau de envolvimento no ataque.
O homem foi detido na universidade ROC Midden Nederland, onde esta tarde foi encontrado um pacote suspeito, onde é aluno.
Terá baleado familiar
De acordo a imprensa internacional, há relatos de que o tiroteio começou quando Gökmen Tanis baleou um parente seu que seguia no elétrico devido a uma "disputa familiar" e disparou depois contra outras pessoas que o tentavam ajudar.
A cidade esteve em alerta máximo e a estação de elétricos local foi mesmo evacuada e isolada. A polícia elevou a ameaça terrorista ao seu nível mais alto na província de Utrecht. As escolas foram instruídas a fechar portas e a polícia paramilitar aumentou a segurança nos aeroportos e em outras infraestruturas vitais. A segurança foi também intensificada em mesquitas. O alerta foi levantado horas depois de o suspeito ter sido detido.
Declarações iniciais da polícia
1 / 9
"Vários tiros foram disparados em num elétrico e várias pessoas ficaram feridas. Helicópteros estão no local e nenhuma prisão foi feita", disse o porta-voz da polícia, Joost Lanshage.
Uma unidade antiterrorismo e helicópteros da polícia foram mobilizado para o local.
A emissora local RTV Utrecht citou uma testemunha ocular que dizia ter visto uma mulher deitada no chão. Vários homens fugiram da cena, afirma a mesma testemunha.
O primeiro-ministro Mark Rutte disse estar "profundamente preocupado". A rádio holandesa disse que a segurança foi aumentada na sede do governo em Haia.
As autoridades locais pedem à população que evite as zonas perto do tiroteio.
Em atualização
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.