page view

Três mortos e 43 feridos numa cadeia venezuelana

Entre os feridos está um luso-descendente.

29 de dezembro de 2015 às 00:12

Três pessoas morreram e pelo menos outras 43 ficaram feridas, entre elas um politólogo luso-venezuelano, durante um motim ocorrido esta segunda-feira de manhã (tarde em Lisboa) numa cadeia venezuelana, situada a 150 quilómetros a sul da cidade de Caracas.

Segundo as rádios locais, o motim ocorreu no Centro de Reclusão para Processados Judiciais 26 de Julho, situado nas proximidades da Penitenciária Geral da Venezuela (a maior cadeia do Estado venezuelano de Guárico).

Durante o motim, três pessoas morreram na sequência da explosão de uma granada, uma funcionária, um segurança e um detido e 43 ficaram feridas, entre eles 15 funcionários da Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar).

Entre os feridos, segundo o advogado Alfredo Romero, porta-voz do Foro Penal Venezuelano, encontra-se o politólogo luso-venezuelano Vasco da Costa, que é tido como preso político por várias organizações não governamentais venezuelanas.

Protestos contra os maus tratos

Entretanto, em declarações ao canal televisivo de notícias da Colômbia, NTN 24, Ana da Costa, irmã do politólogo, explicou que os presos decidiram manifestar-se em protesto por alegados maus tratos "e a Guarda decidiu disparar-lhes 'perdigones' (tiros de borracha) e lançar-lhes bombas de gás lacrimogéneo".

"Não temos podido vê-lo, só nos chamou para dizer que estava ferido e que estava a sangrar muito do braço direito", disse, a NTN 24.

Ana da Costa contou que a prisão é uma espécie de "armazém de supermercado, com uma edificação dentro, teto e grades de churrasqueira".

"Aí os agridem (fisicamente) e não lhes dão alimentos. Meu irmão tem 40 quilogramas menos (do que quando foi preso)", frisou.

A agência Lusa tentou, sem sucesso, contatar com vários familiares e amigos do luso-venezuelano.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8