page view

Trump alega que as suas tarifas comerciais "trouxeram paz ao mundo"

Segundo o Presidente norte-americano, as tarifas funcionam como uma ferramenta diplomática.

09 de outubro de 2025 às 18:14

O Presidente dos EUA, Donald Trump, defendeu esta quinta-feira a sua política comercial e afirmou que as tarifas impostas a outros países "trouxeram a paz ao mundo".

"Ter a capacidade de gerir o comércio e usar as tarifas para defender o meu ponto de vista trouxe a paz ao mundo", disse Trump, durante uma entrevista telefónica à cadeia televisiva Fox News.

O Presidente respondia a perguntas sobre os seus esforços diplomáticos e sobre o recente acordo de paz entre Israel e o Hamas para a Faixa de Gaza, mediado por Washington.

"Fiz sete acordos de paz, em alguns casos após 30 ou 130 anos de conflito. Em pelo menos cinco deles, as tarifas desempenharam um papel fundamental", afirmou o líder norte-americano.

Trump apresentou como exemplos os conflitos entre Camboja e Tailândia, Kosovo e Sérvia, República Democrática do Congo e Ruanda, Paquistão e Índia, Egito e Etiópia, Israel e Irão, e Arménia e Azerbaijão.

Segundo o Presidente norte-americano, as tarifas funcionam como uma ferramenta diplomática.

"Não vamos lidar com pessoas que lutam. Não faremos negócios e vamos impor-lhes tarifas", assegurou Trump, acrescentando que o valor arrecadado é secundário em relação ao impacto político.

"Mais importante do que os triliões de dólares recebidos é o facto de as tarifas oferecerem um caminho tremendo para a paz e para salvar milhões de vidas", comentou Trump.

Desde o início da sua guerra comercial, os Estados Unidos assinaram acordos económicos com países como o Reino Unido, a Coreia do Sul, o Camboja, a Tailândia e a União Europeia (UE).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8