page view

Trump ameaça aumentar em 10% tarifas às importações do Canadá

Em causa está um anúncio televisivo antitributário veiculado pela província de Ontário.

26 de outubro de 2025 às 00:41

O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou este sábado aumentar as tarifas sobre as importações de produtos canadianos em mais 10% devido a um anúncio televisivo antitributário veiculado pela província de Ontário, no Canadá.

O anúncio usou palavras do ex-presidente Ronald Reagan para criticar as tarifas dos EUA, irritando Trump, que disse que encerraria as negociações comerciais com o Canadá.

Por seu turno, o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, disse que retiraria o anúncio após o fim de semana, tendo sido exibido na sexta-feira à noite, durante o primeiro jogo de basebol da World Series.

"O anúncio deles deveria ter sido retirado imediatamente, mas eles deixaram-no ao ar ontem à noite durante a World Series, sabendo que era uma fraude", disse Trump numa publicação na sua rede Truth Social enquanto voava a bordo do avião presidencial Air Force One para a Malásia.

"Devido à grave deturpação dos factos e ao ato hostil, vou aumentar a tarifa sobre o Canadá em 10% acima do que eles estão a pagar agora", anunciou o presidente norte-americano.

Não ficou imediatamente claro quando o aumento de 10% entraria em vigor, nem se se aplicaria a todos os produtos canadianos.

A economia do Canadá foi duramente atingida pelas tarifas de Donald Trump, e o primeiro-ministro canadiano Mark Carney tem tentado trabalhar com Trump para reduzi-las.

Mais de três quartos das exportações canadianas vão para os EUA, e quase 3,6 mil milhões de dólares canadianos (cerca de 2,2 mil milhões de euros) em bens e serviços cruzam a fronteira diariamente.

Muitos produtos canadianos foram atingidos por uma tarifa de 35%, enquanto o aço e o alumínio enfrentam taxas de 50%, mas os produtos energéticos têm uma taxa mais baixa, de 10%, enquanto outros bens abrangidos pelo Acordo EUA-Canadá-México estão isentos.

Trump e Carney participarão da cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático na Malásia, mas o Presidente norte-americano disse aos jornalistas que o acompanham que não tem intenção de se encontrar com Carney naquele país.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8