page view

“Trump não foi eleito para ser o imperador do mundo": Lula da Silva defende que Brasil não será refém dos Estados Unidos

Presidente brasileiro admitiu ter ficado surpreendido com tarifas impostas pelos EUA contra o Brasil.

17 de julho de 2025 às 19:52

Em entrevista dada esta quinta-feira à CNN Internacional, o presidente brasileiro, Lula da Silva, reagiu às tarifas de 50% sobre produtos do país impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e disse que o Brasil não será refém dos Estados Unidos. E disparou, sobre a forma de agir do americano, que Trump não foi eleito para ser imperador do mundo.

“Trump não foi eleito para ser o imperador do mundo. Nós não queremos brigar com os Estados Unidos, mas não seremos reféns deles. O Brasil é um aliado histórico dos Estados Unidos, mas não vai aceitar imposição, só negociação", disse Lula durante a entrevista, dada uma semana após o anúncio das tarifas, que entrarão em vigor no próximo dia 1 de Agosto.

Lula da Silva disse ter ficado surpreso com as tarifas decretado por Donald Trump contra o Brasil, até porque os dois países já vinham há meses a negociar com algum sucesso após a imposição de tarifas mínimas de 10%, e pela forma como soube. Segundo Lula, Trump não teve nem a delicadeza de enviar uma carta pelas vias diplomáticas, publicou o anúncio nas suas redes sociais, e o brasileiro afirmou que, quando lhe disseram, inicialmente imaginou que fosse uma fake news.

“O Brasil é um país da paz, da negociação. Nós queremos negociar com os EUA. Mas agora ele (Trump) demonstrou que não está interessado em negociar, porque acha que pode fazer tudo o que quer com as tarifas", complementou Lula, que na noite desta quinta-feira vai fazer um discurso à nação na rádio e na televisão sobre a crise com os Estados Unidos. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8