page view

Turquia estuda participação em missão militar de paz em Gaza

Fonte do Ministério da Defesa de Ancara anunciou que "foi criado um centro de coordenação militar/civil visando estabelecer uma força operacional em Gaza".

23 de outubro de 2025 às 13:22

O Governo da Turquia pondera enviar uma missão do seu Exército, segundo maior da NATO em efetivos, para integrar uma força de estabilização da Faixa de Gaza, disse esta quinta-feira uma fonte do Ministério da Defesa de Ancara.

"Estamos em contacto com nossos homólogos sobre nossa participação na missão que vai ser criada em Gaza", revelou aquela fonte, acrescentando que "foi criado um centro de coordenação militar/civil visando estabelecer uma força operacional em Gaza".

Segundo este responsável turco, "está prevista a criação de uma força internacional de estabilização encarregada de patrulhas de segurança, proteção de infraestruturas civis, ajuda humanitária, segurança de fronteiras, formação de forças de segurança locais e controlo do cessar-fogo".

"O nível de participação da Turquia nestas estruturas ainda está por decidir", disse a mesma fonte, adiantando que os pormenores poderão ser comunicados para a semana.

"Existe um acordo [de cessar-fogo] e a Turquia é um dos promotores", frisou, questionado sobre uma eventual recusa de Israel da presença militar turca no enclave palestiniano.

Na terça-feira, o vice-presidente norte-americano, JD Vance, esteve na inauguração de um centro conjunto de coordenação israelo-americano para vigiar as tréguas entre o movimento islamista Hamas e as autoridades hebraicas.

Em vigor desde 10 de outubro e baseado num plano do presidente norte-americano, Donald Trump, o acordo parece ter vacilado, domingo, após violência mortal em Gaza e troca de acusações de violações da trégua.

Já esta quinta-feira, forças militares israelitas bombardearam a zona de Sheikh Nasser, em Khan Yunis, sul de Gaza, através de carros de combate, disseram à Agência EFE fontes locais.

As mesmas fontes testemunharam "fortes explosões" a sul de Khan Yunis, "apesar do cessar-fogo".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8