Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Único deputado do UKIP descarta suceder a líder

Partido obteve 3,8 milhões de votos no Reino Unido.
9 de Maio de 2015 às 10:54
Douglas Carswell, na foto, descartou este sábado suceder como líder da formação a Nigel Farage
Douglas Carswell, na foto, descartou este sábado suceder como líder da formação a Nigel Farage FOTO: Neil Hall/Reuters

O único candidato do eurocético Partido da Independência do Reino Unido (UKIP) que conseguiu um lugar nas eleições britânicas, Douglas Carswell, descartou este sábado suceder como líder da formação a Nigel Farage, que renunciou após ficar fora do parlamento.


Carswell descreveu Farage no diário 'The Times' como uma "figura heróica e inspiradora" e descartou a possibilidade de se apresentar como candidato a liderar o UKIP no processo interno que se concluirá em setembro.


Farage recomendou Suzanne Evans, sua "número dois", para assegurar o cargo no partido de forma interina até se concluir o processo, no qual não descarta participar.


"Durante este verão considerarei se ponho o meu nome na lista para voltar a desempenhar este trabalho", disse Farage ao renunciar à posição no UKIP, uma formação que defende a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) e a imposição de drásticos limites à imigração.


O partido obteve nas eleições de quinta-feira 3,8 milhões de votos no Reino Unido, 12,6 por cento dos sufrágios, apesar de apenas ter ficado com um assento na Câmara dos Comuns devido ao sistema eleitoral britânico, que favorece as formações maioritárias.


Nas eleições de quinta-feira, os conservadores liderados por David Cameron obtiveram a maioria absoluta.

Partido da Independência do Reino Unido UKIP Douglas Carswell
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)