page view

Venezuela pede reunião do Conselho de Segurança da ONU para discutir a "agressão contínua dos EUA" contra o país

Reunião poderá acontecer na próxima terça-feira, de acordo com o avançado por fonte diplomática da ONU.

17 de dezembro de 2025 às 23:07

A Venezuela solicitou esta quarta-feira uma reunião ao Conselho de Segurança da ONU para discutir a "agressão contínua dos EUA", segundo uma carta enviada ao órgão citada pela Reuters. A reunião poderá acontecer na próxima terça-feira, de acordo com o avançado por fonte diplomática da ONU. 

A notícia surge depois de o comentador ultraconservador norte-americano Tucker Carlson ter afirmado que os congressistas norte-americanos tinham sido informados que o Presidente Donald Trump declarará guerra à Venezuela num discurso ao país, esta madrugada.

O pedido tem lugar num contexto de crescentes tensões nas Caraíbas, onde o Washington mobilizou uma grande operação militar nos últimos meses sob pretexto de combater o narcotráfico na região.

Os bombardeamentos norte-americanos no sul das Caraíbas e no leste do Pacífico visaram cerca de duas dezenas de embarcações suspeitas de tráfico de droga, resultando na morte de pelo menos 95 tripulantes.

Também na terça-feira, Trump anunciou que os Estados Unidos vão impor um bloqueio "total e completo" a petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela, acusando o regime do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, de utilizar o petróleo para "se financiar a si próprio, ao tráfico de droga, ao tráfico humano, a assassinatos e raptos".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8