Partilhar

Como madridista, Figo jogou oito vezes contra o Barça, três delas em Camp Nou, onde falhou os dois jogos de 2001-02. Nas três vezes que compareceu... aconteceu sempre história: a 22 Outubro de 2000, no primeiro regresso à antiga casa, Figo suportou um coro estridente de 100 mil assobios sempre que tocava na bola e viu as bancadas enfeitadas com uma quantidade de dísticos e cartazes insultuosos para ele e para a sua família. Figo resistiu com classe surda à poderosa explosão do ódio barcelonista, mas o Real perdeu (0-2) e Simão Sabrosa até fez um golo para o Barça. O segundo jogo, a 23 Novembro 2002 (0-0), foi ainda pior para o português: além dos assobios e dos insultos, Figo foi alvejado com uma cabeça de porco (!!!) num incidente que espantou o mundo e embaraçou a própria direcção do Barcelona.

A terceira presença aconteceu a 6 Dezembro passado e o Real, treinado por Carlos Queiroz, arrancou um ‘jogão’ e conseguiu a primeira vitória (2-1) em 20 anos. Figo continuou a ser assobiado e jogou muito bem. Passados cinco anos, Camp Nou continua a ser a etapa mais penosa da temporada para o ‘dez’, mas a verdade é que Figo, mesmo sem ter feito golos, nem se tem dado mal no estádio que, em toda a história do futebol, mais venerou e mais execrou o mesmo jogador.

Pub

Além de Figo, também Ronaldo ouvirá assobios, assim como Zidane (marcou duas vezes em Barcelona) e Roberto Carlos, que tem uma habilidade especial para irritar os adeptos ‘blau granat’. Há duelos interessantes de seguir – Deco vs. Figo, Xavi vs. Zidane, Ronaldinho vs. Ronaldinho e Eto’o vs. Raul – e há, sobretudo, o ambiente electrizante feito de paixão e ódio, soberba e recalcamento, orgulho e desprezo que sempre acompanha o maior ritual futebolístico espanhol. E olhem que a ‘jogatana’ não podia vir em melhor altura: o Barcelona foi ao tapete em Sevilha (1-2) e já não parece assim-tão-invencível; o Real, depois do recital com o Albacete (6-1), começa a parecer-se com uma equipa a sério.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar