Francisco José Viegas

Escritor

Blog

30 de julho de 2013 às 01:00
Partilhar

A revista francesa ‘Magazine Littéraire’ escolheu dez autores do mundo inteiro que tivessem marcado o ‘ano literário’ em França: o espanhol Enrique Vila-Matas, os americanos John Irving (lembrem-se de ‘Hotel New Hampshire’ e de ‘O Mundo Segundo Garp’), Richard Powers, Laura Kasischke e Alice Munro; o turco Orhan Pamuk (o de ‘Istambul’ e ‘Neve’, a reler sempre); o chinês Mo Yan; a inglesa Zadie Smith (a de ‘Dentes Brancos’), o islandês Arnaldur Indriðason e a portuguesa Lídia Jorge.

Não se trata de um prémio – a revista chama-lhes "dez grandes vozes da literatura estrangeira" e isso basta. Sobre Lídia Jorge, a nota vai para o estilo "soberbo", "manuelino" mas, sobretudo, para os seus livros que transmitiram "o gosto do humano" num universo desumanizado.

Pub

Lídia sempre transmitiu esse "gosto" mas, mais do que isso, transportou-o de livro em livro, através dos seus personagens.

É justo reconhecê-la.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar