page view
Fernando Jorge

Fernando Jorge

Presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais

Reabertura precoce

20 de dezembro de 2016 às 00:30

O Governo insiste na reabertura de 20 tribunais já em janeiro. Nada contra, embora convenha esclarecer que não se trata propriamente de ‘tribunais’ com competências e funcionalidades que tinham antes da reforma de 2014. Vão funcionar como secções de proximidade, sem competências e magistrados, e onde apenas se realizarão meia dúzia de julgamentos.

Magistrados e funcionários judiciais manifestaram discordância da reabertura em janeiro, propondo que a mesma se faça em setembro de 2017 ou após as férias judiciais da Páscoa. Para além da falta de condições desses tribunais, desativados de mobiliário e infraestruturas, subsiste a falta de oficiais de justiça.

O Orçamento de Estado prevê a admissão de 400 oficiais de justiça: seria sensato aguardar por esse procedimento. A solução que o Governo propõe é da colocação nesses "tribunais" de funcionários administrativos das autarquias, o que, a nosso ver, é ilegal.

Nada contra esses funcionários, mas a especificidade da nossa função e o conjunto de deveres e obrigações a que estamos sujeitos não é compaginável com esta solução. Quais serão as suas competências? Quem as define? A DGAJ ou os administradores? Ou os  presidentes de Câmara? Já agora...

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Blog

O “dever de ganhar” e a quantidade de testosterona despendida na exposição desses pequenos ódios pessoais gastam páginas inteiras e um abundante tempo televisivo.

Onde falhámos?

Em pouco mais de seis meses registaram-se já quatro mortes de menores em contexto de violência doméstica.

Modelo falido

Este Regime desatualizado tornou-se injusto e absurdo: transforma promoções em perdas salariais.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8