Passos ultrapassa Costa na confiança
Estudo realizado durante a primeira semana de campanha revela queda abrupta de líder do PS.
Passos Coelho volta a ultrapassar António Costa na confiança para primeiro-ministro, segundo uma sondagem CM/Aximage, que coloca ainda a coligação PSD/CDS à frente nas intenções de voto legislativo.
O estudo, realizado entre 18 e 24 de setembro, que contou com 710 entrevistas, mostra que o líder do PS sofreu uma queda abrupta no índice "confiança para primeiro-ministro" na primeira semana de campanha, perdendo 5,8 pontos percentuais – passou de 42,5 para 36,7. É o resultado mais baixo de sempre para Costa, que, em outubro de 2014, reunia a preferência de 56% dos portugueses. Pela segunda vez no último ano, Passos Coelho ultrapassa Costa, recolhendo a confiança de 39,7% dos entrevistados.
Já quanto às intenções de voto, mantém-se a tendência de subida da coligação e descida do PS: 37,9% contra 32%. "Os números correspondem ao designado empate técnico, embora se possa concluir que a probabilidade da coligação ter mais votos que o PS pode ser hoje estimada em mais de 60 por cento", explica Jorge de Sá. O responsável da Aximage lembra, porém, que "o número de indecisos tende a baixar, mas poderá ainda ser superior a 400 mil".
Já a abstenção mantém-se em níveis elevados, situando-se agora nos 40,1%, sem grandes oscilações. A CDU continua como terceira força política, à frente do Bloco de Esquerda (BE), embora ambos os partidos mostrem uma tendência de subida.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt