Mariana Mortágua destaca abertura ao diálogo com o PAN e garante que não viabilizará Governo de direita
"É a primeira vez que os partidos se sentam na mesma mesa", destacou.
A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, disse que apesar das diferenças, o partido está aberto ao diálogo para impedir a prevalência de políticas de direita no país. A bloquista falava aos jornalistas após a reunião com o PAN, o primeiro encontro das esquerdas.
"É a primeira vez que o Bloco de Esquerda e o PAN têm uma reunião e esta primeira reunião abre uma ponte, uma porta de diálogo. Há um acordo entre estes dois partidos para que exista uma convergência e capacidade de diálogo na oposição, uma convergência sobre questões essenciais", referiu a bloquista.
Mortágua voltou a garantir que não irá viabilizar o governo e um orçamento de direita. "O Bloco Esquerda não viabilizará um governo de direita, não viabilizará um orçamento de direita", reiterou.
No entanto, a líder do BE deixou a ressalva sobre "matérias concretas", usando como exemplo "toda a história parlamentar" em que "diferentes partidos votam de diferentes formas, diferentes projetos, diferentes matérias" de acordo com o seu programa.
"Politicamente a garantia que demos e que se mantêm é que o Bloco de Esquerda não viabiliza governos de direita, não viabiliza orçamentos de direita", insistiu.
Quanto ao resto, de acordo com Mortágua, o BE "vota em matérias concretas como o seu programa eleitoral e o seu programa político determinam".
Recorde-se que o BE pediu para reunir com o PS, o Livre, o PCP e o PAN. Para Mortágua, os resultados das legislativas, com a subida da extrema-direita, colocam "Portugal sob o risco de um retrocesso e uma ameaça aos direitos sociais".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt