Pacheco de Amorim e Filipe Melo eleitos vice-presidente e vice-secretário do parlamento

Na primeira votação, no primeiro dia da legislatura, os dois deputados ficaram a poucos votos da maioria absoluta necessária para serem eleitos, pelos menos 116.

17 de junho de 2025 às 15:59
Diogo Pacheco de Amorim Foto: Mariline Alves
Partilhar

Os deputados do Chega Diogo Pacheco de Amorim e Filipe Melo foram hoje eleitos vice-presidente da Assembleia da República e vice-secretário, respetivamente, depois de terem falhado a primeira eleição.

A votação, por voto em urna, decorreu durante a manhã e os resultados foram anunciados em plenário, antes de uma pausa nos trabalhos para almoço. Hoje, o parlamento debate o programa do Governo.

Pub

Diogo Pacheco de Amorim conseguiu 145 votos a favor, 72 brancos e 12 nulos, enquanto Filipe Melo teve 126 a favor 91 brancos e 12 nulos.

"Declaram-se eleitos", foi anunciado, com palmas da bancada do Chega.

Na primeira votação, no primeiro dia da legislatura, os dois deputados ficaram a poucos votos da maioria absoluta necessária para serem eleitos, pelos menos 116.

Pub

Diogo Pacheco de Amorim teve 115 votos a favor, 115 votos brancos e zero nulos, enquanto Filipe Melo conseguiu 113 votos a favor, 117 brancos e zero nulos.

Na altura, o presidente do Chega, André Ventura, acusou PSD e PS de "traição" e "tentativa de cordão sanitário ao segundo partido".

O único candidato do Chega que foi eleito em 03 de junho foi Gabriel Mithá Ribeiro, que foi reconduzido como secretário da Mesa da Assembleia da República. Teve 131 votos a favor, 99 brancos e zero nulos.

Pub

Diogo Pacheco de Amorim, Gabriel Mithá Ribeiro e Filipe Melo já tinham desempenhado estas funções na anterior legislatura.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar