"A nossa expectativa é que a situação seja reposta ainda hoje": Luís Montenegro fala ao País após apagão
Conselho de Ministros está reunido há duas horas.
O primeiro-ministro Luís Montenegro prevê que a rede elétrica seja restabelecida ainda esta segunda-feira.
"Temos a expectativa de que a partir da central de Castelo de Bode e da Tapada do Outeiro todo o sistema de produção elétrica em Portugal possa ser ativado e que nas próximas horas as portuguesas e os portugueses possam ver restabelecida a sua ligação", declarou Luís Montenegro, garantindo que não há razão para alarme.
Luís Montenegro garante que o governo tem vindo a acompanhar o apagão que afeta Portugal continental, desde as 11h30, desta segunda-feira.
Segundo Montenegro, o Conselho de Ministros está reunido há duas horas. O primeiro-ministro irá abandonar o conselho para ir ao centro de operações da REN de modo poder informar o País sobre o restabelecimento.
Luís Montenegro adianta que "tudo aponta" para que a origem da falha de energia esteja na interconexão com a Espanha e, admitindo que "nada está afastado", considerou que não há qualquer indicação de um ataque cibernético.
"Sabemos que a origem não foi em Portugal. Nós temos a nossa interconexão com a Espanha e tudo aponta que foi daí que se originou toda esta situação, mas eu não quero estar a especular", afirmou, acrescentando estar a ser feito um trabalho conjunto com o Governo espanhol.
Para Montenegro, a prioridade é a repor e acudir as situações mais urgentes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt