Alexandra Leitão com o apoio do PS, Livre, BE e PAN em Lisboa
Acordo entre os partidos que vão apoiar Alexandra Leitão nas eleições autárquicas de 12 de outubro é assinado esta sexta-feira.
A candidata socialista à presidência da câmara de Lisboa, Alexandra Leitão, apresenta esta sexta-feira a candidatura onde oficializa o acordo de coligação que une vários partidos de esquerda. O Livre, o Bloco de Esquerda e o PAN juntam-se ao PS para apoiar a antiga líder parlamentar dos socialistas no projeto designado de “Lisboa Decidida”.
De fora está o PCP que apoia o atual vereador João Ferreira, assim como o movimento político Cidadãos Por Lisboa, que desde 2009 avança para as autárquicas na capital em conjunto com o PS. O movimento revelou que “não foram informados do fecho do acordo”, mas “o processo de diálogo continua em aberto”. A coligação liderada por Alexandra Leitão também já indicou disponibilidade para “analisar a adesão à presente coligação de cidadãos independentes e movimentos de matriz progressista”.
O acordo de coligação que vai ser assinado indica que os quatro primeiros lugares da lista à câmara de Lisboa vão ser ocupados pelo PS, o Livre terá o quinto e sétimo lugares, o BE o sexto lugar e o PAN o oitavo.
A coligação deixou críticas ao presidente da câmara Carlos Moedas “após quatro anos de má gestão e decisões que resultaram num grave retrocesso nas condições de vida e na vivência diária da cidade” e afirmou que “é tempo de resgatar o desígnio de uma cidade justa, viva e sustentável, onde todas e todos possam viver, criar raízes, construir comunidade”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt