André Ventura: "Primeiro-ministro propôs que o Chega integrasse o Governo. Primeiro-ministro mentiu"
Líder do partido enviou carta a Luís Montenegro, com a sugestão da elaboração de um novo orçamento.
André Ventura, em entrevista à CNN esta quinta-feira, acusou Luís Montenegro de mentir, por não ter cumprido a promessa de integrar o Chega no Governo. "Estou a dizer que o PM mentiu", afirma o presidente do Chega. André Ventura garantiu que o Chega vai votar contra o Orçamento apresentado esta quinta-feira.
A afirmação de Ventura mereceu uma resposta imediata de Montenegro no X (antigo twitter): "Nunca o Governo propôs um acordo ao Chega. O que acaba de ser dito pelo Presidente desse partido é simplesmente MENTIRA. É grave mas não passa de Mentira e Desespero".
De acordo com André Ventura, "isto é falso, o primeiro-ministro negociou com o Chega, quis negociar com o Chega" e propôs "um acordo para este ano", admitindo "que mais para a frente o Chega viesse a integrar o Governo".
O presidente do Chega disse que esta proposta lhe foi apresentada no encontro que os dois tiveram em 23 de setembro.
"Mas já tínhamos falado disso também, antes do verão", indicou.
Ventura disse também que recusou esta proposta porque só aceitaria um acordo para a legislatura.
Ventura afirma que objetivo do acordo era que o partido viabilizasse o orçamento, mas que o partido se sente "espezinhado". O líder do Chega acredita que o Primeiro-ministro desconsiderou publicamente o partido nas negociações para este orçamento.
As acusações de André Ventura surgem no seguimento da carta enviada a Luís Montenegro, com a sugestão da elaboração de um novo orçamento.
Questionado sobre se estaria disposto a ir a eleições, André Ventura retorquiu: "mas há algum partido que não esteja disposto a ir a eleições?" e recordou que tentou evitar uma crise política, nomeadamente através de novas propostas feitas na carta enviada ao Primeiro-ministro.
O Líder partidário aproveitou para reafirmar que está "muito focado" em ser Primeiro-ministro de Portugal e que ainda não pensou nas eleições presidenciais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt