Apoios do Governo dos Açores para associações juvenis totalizam 816 mil euros
Governo Regional pretende investir no próximo ano dois milhões de euros "em programas que promovem uma cultura de investimento pessoal dos jovens na sua formação cívica e profissional".
As associações inscritas no Registo Açoriano de Associações Juvenis beneficiaram, entre 2024 e este ano, de apoios públicos regionais num montante superior a 816 mil euros, revelou este domingo o Governo dos Açores.
Segundo a secretária regional da Juventude, Habitação e Emprego, que falava na inauguração do edifício diretivo do complexo da Casa do Escuteiro, do Corpo Nacional de Escutas, em Ponta Delgada, na proposta de Plano e Orçamento para 2026, o Governo Regional pretende investir no próximo ano dois milhões de euros "em programas que promovem uma cultura de investimento pessoal dos jovens na sua formação cívica e profissional".
Maria João Carreiro, citada em nota de imprensa, referiu que os apoios, atribuídos no âmbito do Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento da Atividade Associativa Jovem (SIDAAJ), "permitiram investimentos na execução dos planos de atividades das associações juvenis, bem como em equipamentos e sedes ou em atividades suplementares, como a organização e participação em atividades formativas".
A secretária regional sublinhou o "bom exemplo" do Corpo Nacional de Escutas, que entre 2024 e 2025 candidatou 84 projetos para desenvolver com as crianças e jovens escuteiros, cuja implementação e execução a região contribuiu com um investimento superior a 50 mil euros.
A este montante, somam-se 82 mil euros em apoios públicos, no mesmo período, para investimento em equipamentos, sedes e atividades suplementares, bem como os 50 mil euros atribuídos através da Direção Regional da Juventude para a Casa do Escuteiro, "uma infraestrutura que simboliza o compromisso com a formação de crianças e jovens para o exercício de uma cidadania responsável e comprometida com o bem-estar coletivo".
Atualmente, estão inscritas no Registo Açoriano de Associações Juvenis 28 associações juvenis ou equiparadas, o que significa mais 14 associações em relação ao número das inscritas em 2019.
De acordo com a governante, mais do que um número, "este crescimento atesta bem o interesse e o empenho dos jovens e a confiança numa política que convida a juventude a organizar-se em torno dos seus interesses e necessidades e a participar na construção de uma sociedade plural, inclusiva e sustentável".
Para 2026, o Governo dos Açores reforçou o montante global de financiamento disponível para que as associações juvenis possam implementar e executar os seus planos de atividades, estando disponíveis 170 mil euros, o que representa um aumento de cerca de 90 mil euros em relação ao financiamento público em 2019.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt